Danilo Dal Lago, artista egresso da SP, estreia peça que contrapõe escritor periférico e mercado editorial

Publicado em: 03/11/2021

Camila Flávio e Guillermo Alves em A Editora. Foto: Cleber Correa

Na última sexta-feira, 29, aconteceu a estreia da peça online e gratuita A Editora, produzida pelo coletivo VARAL, com direção e dramaturgia de Danilo Dal Lago, artista egresso de dramaturgia da SP Escola de Teatro. O drama aborda as dificuldades de inserção no mercado editorial brasileiro sob o ponto de vista de um escritor periférico, por meio do retrato da arte jovem nos subúrbios, da critica ao preconceito na área, e à desvalorização da literatura. As sessões ocorrem todas sextas, sábados e domingos, às 20h, até 14/11, com uma sessão extra segunda, 15/11, os ingressos estão disponíveis via Sympla.

O projeto foi contemplado pelo Proac Editais 2020, o elenco conta com Guillermo Alves, que assina também a direção executiva do projeto, e a atriz Camila Flávio.

Danilo Dal Lago é diretor, produtor, encenador, dramaturgo e roteirista, já tendo escrito peças como Memórias, Crônicas e Declarações de Amor. Em 2016 e 2017 produziu a mostra de teatro do ABCD, APARTE, realizada em Diadema/SP. Junto com Camila também desenvolveu a Fábrica de Teatro, instituição que desenvolve cursos e produções teatrais e audiovisuais, e que também foi realizadora deste projeto. Em 2021, foi premiado no concurso Jornadas Heroicas Possíveis com o texto O Empréstimo.

Através do personagem Feijó, o espetáculo aborda o mercado edital e a supervalorização na construção da imagem do artista.

Na história, o personagem, que é escritor, tenta convencer a sua  agente literária a apresentar seu projeto a uma importante editora. A cada encontro, o autor vive o conflito entre seguir as recomendações da agente, alterando sua escrita, a fim de agradar o paladar dos editores, e de não sucumbir sua linguagem permitindo uma interferência exagerada da agente em sua obra. Conforme começa a ascender de forma avassaladora no mercado editorial, eles precisam, juntos, administrar o “personagem” desse escritor que é irreal, que agora é aclamado pelo público, mas que eles não sabem como deve se comportar.

O coletivo VARAL é composto por artistas que acreditam na transformação social pelo viés da arte, da educação e do diálogo. Para isso, eles buscam em suas peças de teatro, ou no audiovisual desenvolver projetos alinhados a esse propósito, que façam uma crítica a atual conjuntura da sociedade, e que proponham reflexões acerca das possibilidades que permeiam o mundo contemporâneo.

SERVIÇO
De 29/10 a 15/11
Sextas, sábados e domingos 20h
e apresentação extra segunda-feira 15/11 20h
Exibição Youtube  via Sympla(o acesso será enviado por e-mail antes da exibição)

FICHA TÉCNICA
Texto e Direção: Danilo Dal Lago
Elenco: Camila Flávio e Guillermo Alves
Direção de Produção: Guillermo Alves
Coprodução: Danilo Dal Lago
Produção: Michelle Brito
Cenário e figurino: Coletivo Varal e Fábrica de Teatro
Iluminação: Fábrica de Teatro
Trilha Sonora (pesquisa e edição): Camila Flávio
Efeitos Sonoros (pesquisa): Michelle Brito
Making Of: Coletivo Varal
Fotos: Cleber Correa
Assessoria de imprensa: Arteplural Comunicação
Mídias Sociais: Camila Flávio e Michelle Brito
Design gráfico: Mariana Flávio

Relacionadas:

Notícias | 03/ 12/ 2021

Cia Fundo Mundo comemora o triunfo do Laboratório de criação circense para artistas LGBTQIA+: “O retorno é de bastante união!”

SAIBA MAIS

Notícias | 02/ 12/ 2021

TBT: Relembre a 1ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura

SAIBA MAIS

Notícias | 02/ 12/ 2021

Nota de pesar: Morre Toni Edson, formador da SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS