Dança, Corpo e Cultura são os Temas do Bate-Papo Online

Publicado em: 17/03/2011 |

“Dança, Corpo e Cultura” é o tema do próximo Bate-Papo Online com a pesquisadora Helena Katz no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, nesta quinta-feira (17/03), às 16h.

Helena é professora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e no Curso Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo (PUC/SP), onde também coordena o Centro de Estudos em Dança.  É professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora convidada no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Seu campo de pesquisa é o corpo, tendo desenvolvido, em parceria com a Professora Doutora Christine Greiner, a Teoria Corpomídia. Hoje, seu projeto de pesquisa trata dessa teoria e seus desdobramentos políticos, onde propõe uma epistemologia para o corpo a partir de cruzamentos entre autores que trabalham com grades teóricas distintas, mas temáticas correspondentes, de modo a propor o corpo como mídia de si mesmo (corpomídia) e, com esse conceito, estudar a comunicação como um fenômeno evolutivo. Ao lado da Teoria Corpomídia, Helena também estuda o jornalismo cultural, com a hipótese de que nele o individuo se expõe mais claramente do que em outros segmentos do jornalismo.

O Centro de Estudos em Dança, coordenado pela pesquisadora dedica-se ao estudo do corpo na sociedade do consumo, focando a nova produção de sentidos e valores dos discursos que a povoam, com ênfase na relação entre estética e política. Também analisa a ação comunicadora de experimentos artísticos que discutem questões como identidade, indivíduo/coletivo, colonialismo, pensamentos hegemônicos, hierarquia, produção de subjetividade, dentre outros.

É muito fácil participar do bate-papo online. Basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat todas as quintas-feiras, a partir das 16h, e, em um clique, você terá a possibilidade de esclarecer dúvidas, conhecer mais o trabalho de pessoas que atuam no mercado e aprofundar seus conhecimentos no teatro.

Serviço:

Bate-Papo Online