Curta temporada da Cia. Antro Exposto com direção de Ruy Filho

Publicado em: 07/07/2010 |

Desafiar espectadores e atores é um dos princípios da criação teatral do diretor Ruy Filho, também formador do Curso de Direção da SP Escola de Teatro, que reestreia as peças “Complexo Sistema de Enfraquecimento da Sensibilidade” e “Emvão”, com a Cia. de Teatro Antro Exposto, em curta temporada no Viga Espaço Cênico.

As duas apresentações exploram a integração entre o público que, após o espetáculo, é convidado para visitar exposições de fotografias e de croquis, conhecer outros trabalhos dos criadores das trilhas sonoras, participar de análise das montagens e palestras sobre os mais variados temas. Tudo na mesma noite.

O projeto surgiu para que os espectadores tivessem a oportunidade de conhecer o processo e a extensão do trabalho dos componentes da companhia.
Segundo Ruy Filho, o fazer teatral precisa expandir as fronteiras da cena para sobreviver. “Formalizar o encontro entre público e artista como o viés real de transformação é um desafio a ser encarado na atualidade”, afirma.

Os espetáculos geram uma narrativa que se estende ao espectador de maneira vivencial. “Há sempre a exposição do processo, da coxia que se revela à operação de som e luz que dialoga com o ator, em uma espécie de direção em tempo presente, já que sou eu quem opera luz e som”, complementa o diretor.

“Acredito que o artista tem o dever de mudar, de opinar, procurar caminhos diferentes, ser incoerente com sua própria trajetória. Pois se escolhemos a arte como diálogo com o mundo real, a arte serve, então, como manifestação de inquietações. Se o mundo muda, igualmente o artista precisa mudar também.
O que me atrai no teatro é o erro, a impossibilidade da repetição perfeita.
A perfeição eu deixo à ciência. Acredito que a arte serve a outros valores”, finaliza Ruy Filho.

Confira ficha técnica e datas:

“Complexo Sistema de Enfraquecimento da Sensibilidade”
Com Diego Torraca, Guilherme Gorski, Gabriela Rosas, Camila Biondan, Raiani Teichaman e Tiago Torraca Texto e direção: Ruy Filho Música original:
Patrick Grant
Data: Terças-feiras
 Local: Espaço Viga Cênico. Rua. Capote Valente, 1.323. Próximo ao metrô Sumaré.
Telefone: (11) 38011843

“Emvão”
Com Diego Torraca, Guilherme Gorski, Raiani Teichman e Tiago Torraca
Direção: Ruy Filho
Texto: Cia. de Teatro Antro Exposto
Música original: Harry Crowl
Data: Quartas-feiras
Horário:  21h
Local: Espaço Viga Cênico. Rua. Capote Valente, 1.323. Próximo ao metrô Sumaré.
Telefone: (11) 38011843