Curta-metragem roteirizado por Maurício Paroni de Castro ganha prêmio internacional

Publicado em: 07/10/2016 |

Mais uma boa notícia comprova que a SP Escola de Teatro trabalha com profissionais gabaritados nas artes dramáticas. O curta-metragem “Distopia”, com direção de Pedro Urizi e roteiro de Maurício Paroni de Castro, que coordena a biblioteca na Escola, ganhou o prêmio de “Melhor Filme Experimental” no festival Copenhagen Film, na Dinamarca.

Com cenas filmadas na SP Escola de Teatro e em Budapeste, na Hungria, o filme se passa em uma nova ordem mundial, liderada por um partido político único, que instaura a lei “distopia”, segundo a qual os cidadãos adúlteros devem ser condenados à morte.

Distopia tem cenas filmadas no Brasil e na Hungria

Sentenciados por um órgão público denominado antídoto, os réus não têm direito à defesa. Seus últimos registros são gravados alguns minutos antes da execução. O elenco contou com a participação dos atores Henriett Tunyogi, Suzana Pires, Ritielle Lima, Antoniela Canto, entre outros.

O curta também foi indicado para participar da primeira edição do Binghamton Babylon Film Festival, em Nova Iorque, nos Estados Unidos. O roteirista promete realizar, em breve, uma sessão filme na Escola para que todos possam conhecer o trabalho.

Diretor, dramaturgo e crítico teatral, Maurício Paroni de Castros fez cursos de graduação na Faculdade de Direito, na Escola de Comunicação e Artes e na Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo. Depois, residiu em Milão, na Itália, por 15 anos, sendo formado pela Scuola D’Arte Drammatica Piccolo Teatro di Milano, hoje conhecida apenas como Paolo Grassi. Foi professor residente da instituição entre 1985 e 1999.

Dirigiu mais de 30 espetáculos na Itália, no Reino Unido e no Brasil. Foi colaborador do jornal Folha de S. Paulo. É autor de “Aqui Ninguém É Inocente”, livro sobre os métodos de dramaturgia que empregou em sua companhia Atelier de Manufactura Suspeita.

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”