Cursos de extensão de Cinema Queer e Dança são abertos na Unidade Roosevelt

Publicado em: 16/04/2024 | por: Rodrigo Barros

Na última terça-feira (9) dois cursos de Extensão Cultural receberam a visita de Miguel Arcanjo Prado, coordenador de Extensão Cultural e Projetos Especiais da SP Escola de Teatro. Foram os cursos “Cinema Queer: A representação audiovisual, do moralismo ao orgulho LGBTQIA+”, com Bruno Carmelo, e “Dança: Fragmentos e Conexões”, com Leilane Teles.

O curso de cinema queer conduzido por Carmelo aborda um tema que já foi tão marginal quanto seus personagens e seus criadores. Por isso, são filmes de menor acesso, pouco incluídos na história do cinema. Diante deste cenário, o curso busca destacar uma produção invisibilizada, questionando a existência de uma estética queer para além das temáticas.

Miguel Arcanjo Prado na abertura do curso "Cinema Queer: A representação audiovisual, do moralismo ao orgulho LGBTQIA+", com Bruno Carmelo.

Miguel Arcanjo Prado na abertura do curso “Cinema Queer: A representação audiovisual, do moralismo ao orgulho LGBTQIA+”, com Bruno Carmelo. | Foto: ADAAP

Além de despertar o olhar crítico dos estudantes para a maneira como personagens LGBTQIA+ são representados em filmes brasileiros e internacionais há décadas, compreendendo de que maneira o olhar evolui de acordo com a política e a sociedade da época.

Já o curso de dança ministrado por Leilane Teles oferece aos estudantes ferramentas técnicas da dança, provocando e estimulando a prática da improvisação conectada com as várias possibilidades sonoras. Criando e desenvolvendo a consciência e o domínio do corpo/movimento, respeitando cada indivídu e suas vivências.

O objetivo principal é dominar, mapear e explorar o instrumento de trabalho dos artistas (o corpo) e todas as suas particularidades.

Miguel Arcanjo Prado no curso "Dança: Fragmentos e Conexões", com Leilane Teles.

Miguel Arcanjo Prado no curso “Dança: Fragmentos e Conexões”, com Leilane Teles. | Foto: ADAAP

Os cursos de extensão cultural ofertados pela SP Escola de Teatro buscam ser uma ponte entre a comunidade cultural, com a promoção de ações complementares para formação de artistas, artistas formadores e técnicos, possibilitando uma contínua capacitação e melhor colocação no mercado de trabalho.

+ Conheça os cursos de Extensão da SP Escola de Teatro

Notícias | 29/ 04/ 2024

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento

Notícias | 26/ 04/ 2024