Cursos: Biodinâmica e Dança dos Orixás

Publicado em: 30/08/2012 |

Com o objetivo de trazer à SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco grandes nomes do teatro de Portugal e da América Latina, entra em cena o projeto Palco Iberoamericano: Teatro no Contemporâneo, promovido pelo departamento de Extensão Cultural da Instituição.

Abrindo a programação, o workshop “Introdução à Biodinâmica”, com Marcos Malavia, que acontecerá em 13 de setembro, das 18h às 22h, na Sede Roosevelt da Escola. Voltado para atores, o curso foi criado pelo dramaturgo, diretor e novelista boliviano. Malavia é fundador da Escuela Nacional de Teatro da Bolívia, que fica em Santa Cruz de La Sierra e mantém parceria com a SP Escola de Teatro. A Biodinâmica é uma técnica desenvolvida a partir dos princípios físicos, orgânicos e dinâmicos do corpo do ator, para levá-lo a ter melhor conhecimento, controle e compreensão do corpo como a globalidade orgânica e dramática a serviço da interpretação.

Já de 18 a 22 de setembro, das 19h às 22h, também na Sede Roosevelt, acontece o curso “A Dramaturgia da Dança dos Orixás – Workshop Internacional para Atores, Coreógrafos e Bailarinos”, com o coreógrafo Augusto Omolú, um dos mestres da Ista (International School of Theatre Anthropology) e ator do Odin Teatret, desde 2003. O foco da oficina é transformar a dança em ações teatrais, diferenciando um corpo que se move de outro, capaz de comunicar uma história, por meio da qualidade de energia característica de cada Orixá. A oficina explora energia, resistência, conexão do corpo e da mente, coordenação de ritmo e tempo, intensidade da imaginação, dinâmica de movimentos e improvisação, tendo como base a dança afro.

Detalhe: as inscrições para ambos os cursos, que são gratuitos, estão abertas a partir de hoje (30) e podem ser feitas aqui.

Augusto Omolú ministra o curso “A Dramaturgia da Dança dos Orixás – Workshop Internacional para Atores, Coreógrafos e Bailarinos”, de 18 a 22 de setembro. Inscrições abertas

Palco Iberoamericano: Teatro no Contemporâneo

Workshop “Introdução à Biodinâmica”
Inscrições: De 30 de agosto a 9 de setembro