Curso “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria” recebe diretoras convidadas

Publicado em: 24/01/2024 | por: Guilherme Dearo

Cine Satyros Bijou – Sala Patricia Pillar, na Praça Roosevelt.

Entre os dias 29/1 e 6/2, acontece o curso de extensão “Produção Cultural Contemporânea, Programação e Curadoria”, iniciativa da área de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro.

O curso, que será ministrado por Fabio Maleronka Ferron, objetiva a formação de redes e a mobilização de recursos criativos. Também apresenta módulos sobre as linguagens artísticas específicas. Nessa versão, o curso vai debater e abordar o audiovisual em diferentes perspectivas e diante das vertiginosas alterações no setor.

Foram 75 estudantes inscritos e selecionados para participar do curso.

As aulas não acontecerão somente na unidade Roosevelt da SPET. Nos dia 29/1, 30/1 e 1º/2, as aulas acontecem no Cine Satyros Bijou – Sala Patricia Pillar, lugar que é uma grande referência cultural para os amantes e artistas de cinema da cidade de São Paulo.

Já no dia 31/1, a aula será no Cine Marquise, no Conjunto Nacional, outro importante templo da sétima arte na cidade.

Os estudantes do curso também terão a oportunidade de ter aulas com duas convidadas muito especiais.

No dia 29, a diretora Alice Riff, dos filmes “Eleições” e “Meu Corpo É Político” será a convidada de Fabio. Já no dia 30, será a vez da diretora Dandara Ferreira, do sucesso “Meu Nome É Gal”, conversar com os estudantes.

Sobre Fabio Maleronka Ferron

É Mestre em Estudos Culturais pela Universidade de São Paulo (2017). Foi Diretor Geral de Programação e Eventos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2013-2016), com destaque para a implantação do Circuito Municipal de Cultura . Foi curador da Virada Cultural em 2014 e 2015. Integrou do Conselho Gestor do Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer (2013 2016) e membro do Conselho de Administração da Spcine- Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo (2015-2017)) Em 2010 coordenou série Produção Cultural no Brasil. Foi Consultor do Ministério da Cultura pelo Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos em Brasília durante a gestão Gilberto Gil. Fabio Maleronka é um dos organizadores do livro “Depois da Última Sessão de Cinema — Spcine, Audiovisual e Democracia”(2021) A publicação reúne 40 entrevistas inéditas, que roteirizam um panorama do setor com conversas e histórias de produtores, cineastas, empresários, associações e gestores. Seus depoimentos ajudam a explicar como paixão, criatividade e resistência política se unem na atividade audiovisual realizada na cidade de São Paulo.

+ Leia mais sobre o curso e confira a lista de estudantes aprovados.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024