Curso de Atuação da SP Escola de Teatro tem Arte-Educadora com formação internacional

Publicado em: 01/01/2010 |

Com formação teatral na França, Itália, Brasil e EUA, Cristiane Zuan Esteves foi selecionada como arte-educadora do curso de Atuação da SP Escola de Teatro. De um processo seletivo composto por três etapas, Cristiane foi escolhida entre 199 candidatos.
“Espero que desta primeira turma surjam não só atores, mas atores-criadores que trabalhem a cena como posição de pensamento ético no mundo contemporâneo”, disse a arte-educadora.
Entre 2000 e 2002, Cristiane cursou a École internationale de Théâtre Jacques Lecoq, na França. A lista graduada da escola europeia inclui celebridades, como o ator Geoffrey Rush, de Piratas do Caribe, e diretores, como Ariane Mnouchkine, do Théâtre du Soleil, e Simon McBurney, do Théâtre de Complicité. Em 2004, Cristiane fundou o grupo Opovoempé e dirige a companhia desde então. Como atriz, participou do Grupo Bombom (atual Armazém), do Teatro Oficina e fundou o Teatro Promíscuo, em 1994, ao lado de Renato Borghi e Élcio Nogueira.
O último espetáculo que dirigiu foi AquiDentro AquiFora, no qual também concebeu a dramaturgia. Nele, os atores atuavam na rua e dentro do teatro. “Busco diferentes formas de atuação. É necessário dialogar com todos os elementos que irão compor a cena. É só através desse processo, dessa experiência cênica que a criação acontece. Incorporar o espaço é incorporar uma nova forma de pensar a atuação. Isso, sem perder o jogo cênico, que faz do teatro ser o que ele é”, afirmou Cristiane.
Para concluir, a arte-educadora disse o que espera encontrar na primeira turma do curso de Atuação da SP Escola de Teatro. “Gostaria que os artistas-aprendizes estivessem dispostos a uma aventura criativa, assim como eu estou”.
Agora, é só esperar para conhecer os 25 artistas-aprendizes do curso de Atuação, o que deverá acontecer no dia 1º de Fevereiro. É aguardar para ver.