EN | ES

Cultura sem Limites

Publicado em: 30/11/2011 |

Acompanhando uma das premissas da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, de ampliar o acesso à cultura e veicular conhecimentos de relevância para a cena teatral contemporânea, a Instituição coloca em prática, por meio do setor de Difusão Cultural, o projeto de ensino a distância.

 

Sendo assim, quinzenalmente, a partir de hoje, a Escola lança, aqui no Portal, vídeoaulas com material teórico de temas relacionados ao teatro, produzidos pela TV Cultura e a Cia. das Notícias. Com conteúdo artístico e didático, os vídeos são indicados, principalmente, para quem procura pelas primeiras informações sobre artes cênicas, abrangendo as áreas de direção, atuação, dramaturgia, cenografia, sonoplastia, entre outras.

 

Os três primeiros programas, “O Prédio”, “O Diretor” e “A Morte do Teatro”, já estão no ar e contam com a participação de nomes de reconhecida importância no cenário teatral, dentre os quais os cenógrafos José de Anchieta e o já falecido Gianni Ratto; os atores Marco Nanini, Juca de Oliveira, Pascoal da Conceição, Rubens Caribé e Celso Frateschi; o iluminador Wagner Freire; os músicos André Abujamra e Beto Firmino; a crítica Barbara Heliodora; os diretores José Celso Martinez Corrêa, Antunes Filho, Ulisses Cruz, César Vieira e Reinaldo Maia.

 

Na semana seguinte à veiculação dos vídeos, as dúvidas dos espectadores, que deverão ser enviadas para o e-mail [email protected], serão respondidas no Bate-Papo Online, realizado sempre nas quintas-feiras, das 16 às 17h. Sendo assim, no dia 8 de dezembro, a conversa virtual terá como convidados dois especialistas – o cenógrafo e figurinista Carlos Eduardo Colabone e a atriz e diretora Cida Almeida –, que responderão às perguntas sobre os três primeiros programas.

 

Lúcia Camargo, coordenadora dos cursos de Difusão Cultural, fala sobre o material e o sistema que está sendo utilizado para os cursos online. “Aproveitamos o que já estava produzido (os vídeos), mas acrescentando a possibilidade do debate online. As perguntas podem ser enviadas assim que as pessoas assistirem, ou ao vivo, no Bate-Papo Online.”

 

Ela comenta, ainda, sobre a relevância do projeto. “É importante que uma instituição de ensino como a SP Escola de Teatro também esteja na dianteira, contemplando a tecnologia para que o acesso à cultura seja cada vez mais amplo”, finaliza.

 

Para assistir aos vídeos, clique aqui.

 

 

Texto: Felipe Del