Cultura e Diversão no Feriado

Publicado em: 21/06/2011 |

Procurando algo para fazer neste feriado prolongado? Venha para o Território Cultural, encontro oferecido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que ocorrerá no próximo sábado (25), das 10h às 18h.

O evento estará, como sempre, recheado de atrações incríveis. A primeira atividade será realizada no Teatro Anhembi Morumbi, das 10h às 13h, com o Grupo Caixa Preta apresentando o espetáculo “Os Dois Cavalheiros de Verona”, de William Shakespeare, produzido pelo Projeto Oficina Livre de Criação. Serão oferecidas 400 vagas (abertas ao público) para acompanhar a sessão.

Na SP Escola de Teatro, das 9h às 13h, ocorrerão três palestras simultâneas, cujas propostas estabelecem um diálogo entre si, abordando as questões da sociedade, do mundo contemporâneo, do capitalismo e da construção da subjetividade. Para este encontro serão abertas 75 vagas.

Em paralelo, haverá uma palestra com Raul Belém, cujo tema será “Cenografia para Teatro e Ópera”. Haverá 70 vagas para assistir à conferência de Belém, que é diretor artístico do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (BH) e já produziu cenários para diversas montagens e, também, para as óperas “Aída” (2001), “O Guarani” (2002) e “Turandot” (2004).

Ainda no mesmo horário, com 15 vagas disponíveis, uma Oficina de Dança Afro será ministrada pelo aprendiz do curso de Humor Ubiratã Trindade. Durante esta atividade, será realizado um breve estudo prático dos elementos básicos da dança em questão, de forma lúdica e expressiva.

As últimas atividades para o período das 9h às 13h são: a palestra de Renato Theobaldo “Amácio Mazzaroppi – O Empreendedor das Artes” e a leitura dramática da peça “De Olhos Arregalados”, com orientação de Roberto Alvim, ambas com 30 vagas.

No período vespertino – das 14h às 18h – a banda “Socorro Freud”, formada por aprendizes de diversos Cursos Regulares, se apresentará no pátio da Escola. O show terá duração de uma hora e poderá ser visto por 200 pessoas.

A recepcionista Brenda Oliver, que já fez apresentações na Escola, fará, dessa vez, uma dublagem da música “Sei Belíssima”, da cantora Lorendana Berté. O aprendiz de Direção Eidlas Xavier participará da encenação. Para assistir à Brenda existem 150 vagas disponíveis.

Às 15h, as aprendizes de Sonoplastia Janis Narevicius e Mariana Paudarco apresentarão uma cena cômica sobre a utilização da Bolsa Oportunidade, criada a partir de experiências próprias e entrevistas com outros aprendizes. Haverá 200 vagas para acompanhar os 30 minutos da cena.

Outras atividades que preencherão a programação vespertina do Território Cultural na Escola são: o ensaio aberto do grupo Trupe de Choque, no Hospital psiquiátrico Pinel, com 15 vagas, apenas para aprendizes de Direção do período matutino; a Leitura Ativa do 5º ato de “A Gaivota”, de Anton Tchecov, que dispõe de 95 vagas (75 para os aprendizes de Direção, Atuação e Dramaturgia do período vespertino e 20 vagas para o público em geral); oficina prática sobre “Resistência de Materiais para Cenografia”, com Leslie Loreto, fechada para aprendizes de Técnicas de Palco do período da tarde e a oficina sobre “Voz Cênica”, ministrada pela artista Madalena Bernardes, com 20 vagas disponíveis.