Conscientização para Além da Instituição

Publicado em: 14/02/2011 |

Provocados por Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, para que de fato fizessem valer as ações e pensamentos da estrutura artístico-pedagógica da Escola, a equipe de funcionários se propôs a criar ondas de incentivo a favor da cidadania e estímulo do trabalho coletivo.

Em busca de envolver o maior número de pessoas possíveis na conscientização dos ideais de pensamento, pertencimento, sustentabilidade e qualidade que estão na origem do projeto da Escola, Cabral reuniu as gerências e assessorias administrativas, pedagógicas e de comunicação para estabelecer núcleos de trabalho que vão além das portas da Instituição e pretendem reverberar pelo entorno e, quem sabe, até, em outras instituições de ensino e empresas.

“Se as necessidades culturais e sociais se modificam com o tempo, as instituições de ensino devem acompanhar estas transformações e levar em conta seu propósito inicial: educar a caminho de um mundo melhor e mais sustentável”, explica Cabral.

Assim, tomando como ponto de partida os conceitos que estão no  escopo do Plano Político-Pedagógico da Escola, as equipes foram divididas em núcleos intitulados Sustentabilidade, Pessoal, Pertencimento e Qualidade, os funcionários vão participar de projetos que visam estabelecer metas como economia de água, papel e energia; ações que buscam a integração de funcionários terceirizados; atividades que promovam a noção de pertencimento e territorialidade no espaço físico da Escola e seu entorno; além da elaboração de manuais de prazos, estilos e formatação de documentos para aprimorar a qualidade e dinâmica administrativa da Instituição.

Durante o encontro, realizado na quarta-feira (9), surgiram inúmeras ideias e planos para colocar em prática esse projeto. Cheios de entusiasmo, os funcionários já estipularam as primeiras metas que devem ser cumpridas até o inicio do mês de março e renovadas periodicamente.

O objetivo dessa espécie de gincana interna é estabelecer um ambiente saudável para todas as pessoas que visitam, estudam e trabalham na Escola. E, à medida que as metas forem atingidas, os funcionários envolvidos recebem uma premiação.