EN | ES

Conflito de Gerações

Publicado em: 03/10/2012 |

“Melhor se nunca tivesses nascido, a deixares de agradar-me agora”. Essa frase de Shakespeare marca o diálogo entre o já idoso Rei Lear e sua filha mais nova que, devido à sinceridade para com o pai, é deserdada. A peça do dramaturgo inglês, escrita em 1605, relata a disputa pelo Reino da Inglaterra, que deu origem a uma das brigas familiares mais famosas da literatura.

E é em “Rei Lear” e nos conflitos entre pais e filhas que se inspiram livremente as atrizes do grupo alemão She She Pop, na peça “Testamento”, que faz duas apresentações no Sesc Santana, nesta sexta e sábado (dias 5 e 6). Envelhecimento, herança, doenças, planos médicos e uma boa dose de culpa são os ingredientes expostos, sem rédeas, pelas atrizes, juntas no palco com seus pais da vida real. Afinal, o que acontece entre filhos e pais no momento em que os últimos envelhecem e tornam-se cada vez mais dependentes daqueles dos quais um dia cuidaram?

“Testamento” foi convidado para o Theatertreffen, vitrine do teatro alemão, que anualmente reúne as dez melhores produções teatrais contemporâneas da Alemanha. Ganhou os prêmios Friedrich-Luft-Preis e Wild Card (Festival Favoriten), em 2010; o Göteborgs-Posten, da Suécia, e o Goethe-Institut no Festival Impulse, ambos em 2011.

Ao mesclar atores e personagens reais, “Testamento” fala para aqueles que se interessam pelo teatro experimental, mas tem apelo também junto ao público em geral. Nos vários países em que se apresentou, a peça levou a audiência a rir e chorar ao mesmo tempo, com essa acertada e divertida análise das ambivalências emocionais do conflito de gerações.

Sobre She She Pop
A companhia She She Pop foi fundada em 1998 por alunas do Instituto de Estudos Teatrais Aplicados da Universidade de Gießen. Os membros permanentes deste coletivo de performance, composto originalmente por mulheres, são Johanna Freiburg, Fanni Halmburger, Lisa Lucassen, Mieke Matzke, Ilia Papatheodorou, Berit Stumpf e Sebastian Bark.

Trabalhando fora das estruturas hierárquicas do teatro de repertório, o grupo desenvolve e apresenta suas produções como coletivo. Sua marca é o forte envolvimento do público como delineador do rumo das apresentações. Junto com os atores, a plateia negocia novas regras, toma decisões, faz pedidos e testa sistemas sociais.

Serviço
“Testamento”, com a Cia. She She Pop
Quando: Sexta e sábado (dias 5 e 6), às 21h
Onde: Sesc Santana
Avenida Luiz Dumont Villares, 579 – Santana
Tel. (11) 2971-8700
Ingresso: De R$ 4 a R$ 16
Falado em alemão, com legendas em português




 
Texto: Majô Levenstein