Confira como foi o segundo dia da programação da 23ª edição do Festival Satyrianas

Publicado em: 13/11/2022 |

Foto: Divulgação|SP Escola de Teatro

O segundo dia do Festival Satyrianas foi repleto de atrações gratuitas em espaços públicos, feira de livros na Unidade Roosevelt da SP Escola de Teatro e exibições de produções premiadas no Cine Satyros Bijou.

O Parque Augusta se tornou cenário de um tabuleiro de Xadrez Gigante para quem quisesse jogar e se divertir. Para o público de todas as idades, a atração ficará disponível no local durante os 4 dias de festival.

Xadrez Gigante no Parque Augusta. Foto Andre Stefano

Entre os destaques do dia estão os espetáculos Amanhã é Hoje, E Ontem é Amanhã de Novo de Lucas Precioso, Cactos [A Planta de seus Olhos no Meus], de Natasha Centenaro, a performance coletiva Recortes quase poéticos de uma bad trip brasileira, de Laís Efstathiadis, e o documentário Bonita, de Mariana França.

Dirigido por Eduardo Chagas e representado pelo ator Andre Lu, o espetáculo Amanhã é Hoje, E Ontem é Amanhã de Novo, de Lucas Precioso, conta a história de um jovem da periferia de São Paulo, que conduzido por um fluxo de acontecimentos já não consegue distinguir o real da fantasia.

Dirigida pelo Produtor Cultural da SP Escola de Teatro Gustavo Ferreira, o espetáculo Paisagens com Cactos [A Planta de seus Olhos no Meus], de Natasha Centenaro, narra a histórias de seis personagens que dividem suas angustias em um cemitério de flores. Alessandra Nassi, Anna Paula Kuller, Felipe Estevão, Ícaro Gimenes, Mariana França e Vitor Lins fazem parte do elenco, e Diego Ribeiro assina o desenho de luz.

Cena do espetáculo Cactos [A Planta de seus Olhos no Meus]”, de Natasha Centenaro. Foto: Diculgação|SP EEscola de Teatro.

Apresentada na Praça Roosevelt, a performance dos estudantes da SP Escola de Teatro, Recortes quase poéticos de uma bad trip brasileira, de Laís Efstathiadis, atraiu um enorme número de pessoas ao ar livre. Com Izaa Robert, Laís Efstathiadis e Wini Lippi no elenco, e Victor Rodrigues na produção e na trilha sonora.

Cena do espetáculo “Como se Preparar para a Guerra”, de Laís Efstathiadis. Foto: Diculgação|SP Escola de Teatro.

O documentário Bonita dirigido por Mariana França, apresenta as vivencias de três mulheres pretas de gerações distintas sobre a solidão e a solitude da mulher negra.

Confira a galeria de fotos dos espetáculos:

Sobre o Festival

Quando foi criado em 2000, era localizado na Bela Vista e nomeado “Folias Teatrais”, o evento se propôs como uma homenagem à primavera e deixava o Teatro da região initerruptamente aberto durante 4 dias e 4 noites. Pontuando, assim, a resistência da cultura naquele momento. Atualmente na Praça Roosevelt, o festival continua com o mesmo propósito: são 78 horas ininterruptas que oferecem inúmeras atividades teatrais para os moradores da cidade.

Desde que assumiu a nova localização, as intituladas Satyrianas são parceiras da SP Escola de Teatro; o diretor executivo e o coordenador de direção da SP, respectivamente Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, são fundadores da Companhia organizadora do evento, ‘os Satyros’. A Cia foi pioneira e responsável pela revitalização da Praça Roosevelt, um lugar histórico do centro de São Paulo, no qual a arte teve papel de transformação e que hoje se configura com dos principais pontos de troca cultural da cidade.

Em 2009, o evento passou a integrar o calendário oficial do Estado de São Paulo. Em 2013, os Satyros foram vencedores do Prêmio Shell na categoria Inovação, “pela projeção, permanência e abrangência do evento ‘Satyrianas’ na condição de fenômeno histórico-artístico e social”.

Notícias | 24/ 04/ 2024

“Ainda Dá Tempo”, traz discussão sobre relacionamento e passagem de tempo no palco do Teatro Uol

SP Escola de Teatro se despede de Sérgio Campanelli

Notícias | 24/ 04/ 2024