Confira como foi o lançamento do livro Eternizar em Escrita Preta, com textos de dramaturgas negras vencedoras do Prêmio Solano Trindade 2021

Publicado em: 18/11/2022 |

Mariana Ozório, Amanda Pessoa e Amanda Carneiro. Foto: Comunicação/Adaap

Aconteceu na última quinta-feira, 17, o lançamento do livro “Eternizar em Escrita Preta”, do Prêmio Solano Trindade 2021, promovido pela SP Escola de Teatro, instituição gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap). O evento aconteceu no hall da sede Roosevelt da instituição e contou com a presença das três escritoras selecionadas, o sarau de música e poesia Pretas Peri e leituras encenadas de trechos das obras realizados por estudantes da Escola.

A obra pertence ao Selo Lucias, programa editorial da instituição que publica livros no campo das artes (teatro, dança, cinema e literatura), da pedagogia, das ciências sociais e da psicanálise e seu título é uma homenagem à Lúcia Camargo, importante gestora cultural e também colaboradora da SP Escola de Teatro que faleceu em 2020.

A fim de traçar um panorama da nova produção dramatúrgica de jovens autores negros e negras no Brasil, o concurso de 2021 selecionou três textos de estudantes de escolas de teatro do país, que foram publicados em livro, em formato impresso e digital. A edição traz as obras “Atropelo”, de Amanda Carneiro (São Paulo/SP), “Limiar ou Primeiro Impulso que Algo Aconteça”, de Amanda Pessoa (Dourados/MS) e “Piscinas: um Estudo Sobre Águas”, de Mariana Ozório (Belo Horizonte/MG).

Sarau Pretas Peri. Foto: Comunicação/Adaap

Abrindo o evento, o Sarau das Pretas Peri trouxe uma homenagem à Tereza de Benguela, líder do quilombo do Piolho, que sob a sua liderança resistiu e lutou contra a escravidão por mais de duas décadas no século XVIII, no atual Mato Grosso. O coletivo é formado por mulheres negras e artistas da zona leste de São Paulo, que promove a cultura periférica e o empoderamento da mulher negra, com intervenções e performances, unindo diversos elementos como a dança, música, poesia e hip hop, resgatando a ancestralidade.

Gabriela Gonçalves, Natalia Matvyenko, Suzana Horácio, Thales Benito e Jaqueline Samaris. Foto: Comunicação/Adaap

Em seguida, as estudantes Gabriela Gonçalves, Natalia Matvyenko, Suzana Horácio, Mariana Costa e Jaqueline Samaris, do curso de Atuação da SP Escola de Teatro, realizaram leituras encenadas de trechos da obra. Foi emocionante!

Confira a galeria de fotos do evento:

PRÊMIO SOLANO TRINDADE

A premiação é uma homenagem ao ator, diretor, cineasta, escritor e militante pernambucano Francisco Solano Trindade (1908-1974), em cuja obra fez marcantes denúncias contra o racismo e o preconceito no Brasil. Em 2022, o Edital do Prêmio 2022 foi lançado em setembro e as inscrições encerraram no último dia 4 de novembro, com previsão de lançamento do novo livro no segundo semestre de 2023.

Notícias | 03/ 05/ 2024

Processo Seletivo 2º semestre de 2024: SP Escola de Teatro abre inscrições para 66 vagas nos cursos técnicos

Notícias | 02/ 05/ 2024

“Pelas Águas”, musical sobre Velho Chico feitos por estudantes e egressos da SPET, estreia no Parlapatões