EN | ES

Confira como foi o encerramento do curso de Extensão Cultural Dramaturgia visual: a estética de moda na estética do palco

Publicado em: 21/12/2022 |

Foto: Andréa Menegon

Na última sexta-feira, 16 de dezembro, a SP Escola de Teatro realizou as apresentações de conclusão do curso de extensão Dramaturgia visual: a estética de Moda na estética do palco, que foi ministrado entre os meses de outubro a dezembro deste ano na sede da Praça Roosevelt. Coordenado pelos docentes Brunno Almeida Maia e Wellington Mendes, os trabalhos dos estudantes transitaram pelas linguagens de desfile de Moda, videoinstalação, fashion film e performance.

A formação partiu da perspectiva da história da Moda eurocêntrica e decolonial – do século 15 ao 20 – para conceituar e analisar criticamente seu fenômeno social e suas influências nas diversas expressões artísticas, como teatro, pintura, fotografia, cinema e literatura.

Inscrições abertas para o workshop gratuito e presencial Técnicas de Improviso, com as Fulanas

Visando responder a inquietação de como transpor a estética da Moda para dentro da cena teatral, o curso teve como objetivo explorar as características artísticas presentes nas campanhas publicitárias, editoriais, desfiles e fashion films, para a construir a dramaturgia visual do teatro.

“O intuito foi ampliar o repertório teórico, estético e técnico do estudante partindo da linguagem de Moda voltada para os processos criativos e práticos na construção da cena teatral. Deste modo, os conceitos de direção de arte, figurino, iluminação, trilha sonora e interpretação no teatro ampliam-se pela utilização dos elementos, como a vestimenta, a roupa, a gestualidade e as poses presentes nas fotografias, editoriais e campanhas publicitárias, como recursos para a composição visual da cena teatral, ressignificando e entrelaçando a Moda com o teatro”, contam os dois professores.

Confira a galeria de fotos:

Créditos fotógrafa: Andréa Menegon

 




Relacionadas:

Notícias | 26/ 04/ 2024

Miguel Arcanjo representa SP Escola de Teatro na Bett Brasil, maior feira de educação e tecnologia da América Latina

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 04/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “Artistas Realizadores”, sobre produção de projetos teatrais

SAIBA MAIS

Notícias | 25/ 04/ 2024

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

SAIBA MAIS