Confira como foi a oficina teatral realizada para mulheres e crianças imigrantes

Publicado em: 26/09/2023 | por: Ethieny Karen

Fotografia Colorida Oficina com Imigrantes na Unidade Brás

Oficina com Imigrantes na Unidade Brás. (23/09/2023). | Foto: Rodrigo Reis

No último sábado (23), aconteceu na unidade Brás da SP Escola de Teatro uma oficina com mulheres, jovens e crianças imigrantes da Associação de Mulheres Imigrantes Luz e Vida (AMILV). A parceria ocorreu por meio do Programa Oportunidades com o intuito de expandir as práticas teatrais e aproximar a instituição com a população imigrante.

A oficina foi ministrada pelos estudantes contemplados com a Bolsa-Oportunidade da SP Escola de Teatro e teve a mediação da atriz e arte educadora Diane Boda. João Martins, analista de projetos do Programa Oportunidades, ressaltou a importância dessa iniciativa: “A gente coloca em contato o exercício de arte educação e a possibilidade de investigação estética com a temática da imigração”.

Os estudantes-bolsistas que estavam presentes foram: Gabriel Trindade (Humor), Gonzalo Michel (Técnica de Palco), Guilherme Santana (Cenografia e Figurino), Lucas Araújo (Humor), Matheus Gois (Técnica de Palco), Monique Gomes (Humor), Patrick Avelon (Atuação),  Marques Pantoja (Humor), Alicia Machaca (Técnica de Palco), Stephanie Barros (Técnica de Palco), Victória Forlepa (Humor) e Vitória Albano (Dramaturgia).

Esse encontro faz parte de uma parceria entre a escola e a AMILV. A associação atua em mais de 30 bairros na cidade de São Paulo, desempenhando um papel fundamental na promoção dos direitos e na proteção da mulher imigrante nas áreas onde essa comunidade reside.

Sobre o Programa Oportunidades

O Programa Oportunidades tem o compromisso de estabelecer articulações entre a arte e a comunidade, aproximando os estudantes de sua função de artistas e cidadãos. A principal ação do Programa é a concessão de bolsas-auxílio, chamada Bolsa-Oportunidade, a qual é destinada aos estudantes matriculados no Curso Técnico e que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os contemplados devem cumprir atividades de contrapartida, que no caso dessas oficinas, serão realizadas por meio da elaboração de projetos sociais e culturais.

+ Inscrições abertas para o curso “Do circo a capoeira, um fazer brasileiro”

+ ADAAP e SP Escola de Teatro lançam livro histórico sobre o teatro de grupo no Estado de São Paulo

Confira as imagens do encerramento da oficina, de Rodrigo Reis:

Fotografia Colorida Oficina com Imigrantes na Unidade Brás

Notícias | 26/ 04/ 2024