Conferências ECUM – Gratuitas e Abertas ao Público

Publicado em: 03/11/2010

Em parceria com o ECUM – Centro Internacional de Pesquisa sobre a Formação em Artes Cênicas, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco oferece, em São Paulo, nos dias 3 e 4 de novembro, três conferências como renomados artistas-pedagogos russos.  

 

Conduzidas por Anatoli Vassiliev, um dos principais encenadores da Rússia nos últimos 20 anos e responsável pela criação da Escola de Arte Dramática em Moscou; Alexey Levinskiy e Tatiana Stepantchenko (currículos abaixo), elas serão realizadas no Teatro Aliança Francesa. 

 

A coordenação pedagógica do ECUM é de Ana Teixeira (Grupo Amok Teatro/RJ) e de Fernando Mencarelli (UFMG) e a coordenação geral é de Guilherme Marques. A curadora convidada é Maria Thaís (Unicamp/Cia. Teatro Balagan/SP). A curadoria permanente é de Beatrice Picon-Vallin e Jean François-Dusigne.  

 

Serão oferecidos 227 lugares e os interessados devem retirar os convites na bilheteria no teatro, com uma hora de antecedência (Teatro Aliança Francesa, R. General Jardim, 182 – Vila Buarque. Tel. 3255-0372). 

 

Uma oportunidade que a SP Escola de Teatro gostaria de compartilhar com toda a classe artística paulistana. 

 

Quarta-Feira, 3 de novembro de 2010

 

19h às 20h30
Conferência: Alexey Levinskiy
Tema: “Biomecânica de Meyerhold: O Treinamento Psicofísico para o Ator Dramático”
 
 

20h30 às 22h
Conferência: Tatiana Stepantchenko
Tema: “O Ator-Criador: V etor Principal do Processo de Desenvolvimento da Direção – Análise e Exemplos Práticos do Meu Trabalho de Direção”.

 

Quinta-Feira, 4 de novembro de 2010

 

19h às 21h
Conferência: Anatoli Vassiliev
“O Que Significa ‘O Estudo’? A Passagem da Prática Psicológica da Situação à Prática Conceitual e Lúdica”.

CURRÍCULO DOS ARTISTAS 

 

Alexey Levisnkiy é ator, diretor e professor. Laureado com o State Prize, foi graduado pelo School-Studio of MkhAT em 1969. Foi um dos atores líderes do Satire Theatre, em Moscou nos anos 70. Começou a estudar Biomecânica com Nicolai Georgyevich Kustov, antigo colega de Meyerhold e professor de Biomecânica na escola GosTIM  nos anos 30. Em 1979, se formou no GITIS Higher Directors’School. Atuou em peças escritas por Ostrowsky, Beckett, Molière, Brecht, Shakespeare e outros. Atualmente, trabalha como ator e diretor nos teatros OKOLO e no Ermolova, em Moscou, e ministra master classes de Biomecânica no Meyerhold Centre e também na Áustria, Alemanha, EUA, Holanda e Reino Unido, entre outros países.                

 

Tatiana Stepantchenko é atriz e diretora formada no GITIS de Moscou. Como atriz, trabalhou na Rússia, na Alemanha e na França. No momento, atua em Moscou interpretando “Fedra”, de Marina Tsvetaeva e já dirigiu diversos espetáculos na França e Alemanha. Como pedagoga, dirige seminários de formação em Munique (Academia Superior de Teatro – Prinzregen Theater), em Essen (Folkwanghochschule) e na França (Estúdio Phénix em Valenciennes, Centro Dramático de Béthune, ARTA – Cartoucherie de Vincennes), assim como em outros centros de formação na França, Itália, Alemanha e Polônia. 

 

Anatoli Vassiliev formou-se em direção teatral no Instituto de Artes do Teatro (GITIS) de Moscou, onde foi aluno de Maria Knebel. Depois de sua formatura, dirigiu várias companhias de teatr o de Moscou. Em 1987, abriu seu teatro-laboratório The School of Dramatic Art com o espetáculo “Seis Personagens à Procura de um Autor”, de Pirandello. Com esta produção, Vassiliev foi aclamado como um dos diretores de teatro mais interessantes de sua geração. Seus espetáculos participaram dos mais importantes festivais internacionais e seu trabalho pedagógico viajou por diversos países. Convidado para trabalhar como diretor em várias companhias européias, ele realizou projetos artísticos com a Academia Experimental de Artes Teatrais em Paris e com o grupo do Workcenter, de Jerzy Grotowksi e Thomas Ricahrds. Entre 2004 e 2008, trabalhou como Diretor Artístico do Departameto de Direção Teatral na Escola Nacional de Artes e Técnicas de Teatro (ENSATT), em Lyon. Foi nomeado The Emerite Master of Arts of Russia e, na França, Chevalier des Arts et des Lettres, Chevalier des Palmes Academiques, Commandeur des Arts et des Lettres. Em 2008, foi eleito World Amb assador for Theatre para a Unesco.