Companhia Brasileira de Teatro em Foco no Bate-Papo Online

Publicado em: 13/07/2011 |

A Companhia Brasileira de Teatro é o tema do Bate-Papo Online desta semana, que conta com a participação de Marcio Abreu. O debate, promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, aqui no Portal, vai ser realizado na quinta-feira (14/07), das 16h às 17h.

Abreu é diretor artístico e fundador da companhia, que neste ano completa 11 anos, e vai falar um pouco sobre a trajetória do grupo, marcada pela criação e produção independente. Também aborda as atividades que fizeram parte dessa história, como lançamento de autores inéditos, tradução e publicação de dramaturgia inédita, circulação de repertório, ações de formação através de oficina, ensaios abertos e apresentações em capitais, periferias e interior, entre outros.

O ator, diretor e dramaturgo tem em sua formação acadêmica passagens pela Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe (Eitalc) e pela Escola Internacional de Antropologia Teatral (Ista). No início dos anos 90, fundou o Grupo Resistência de Teatro, com o qual, durante seis anos, criou e atuou em espetáculos e desenvolveu pesquisas e processos criativos em intercâmbio com artistas de várias partes do Brasil e também de outros países.

Entre seus principais trabalhos como ator está “A Vida É Cheia de Som e Fúria”, de 2000; como diretor: “O Empresário” e “Apenas o Fim do Mundo”; e, assinando a dramaturgia e a direção em “Polifonias”, “Volta ao Dia” e “Daqui a Duzentos Anos”, entre outros.

Desde os anos 90, o convidado ministra regularmente oficinas, cursos, seminários e palestras relacionados ao teatro. Alguns de seus trabalhos nesse âmbito se deram no Sesc da Esquina, em Curitiba; no Galpão Cine Horto, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), e em encontros como o Projeto Interseções da Fundação Cultural de Curitiba, o Próximo Ato, do Itaú Cultural, e Acto 1, em Belo Horizonte.

O Bate-Papo Online é um debate promovido pela Escola semanalmente, com um tema predeterminado e convidados com extensa participação na cena cultural e teatral brasileira. Participar é muito simples, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br/chat na data e hora marcadas.

Bate-Papo Online com Marcio Abreu

Tema: Companhia Brasileira de Teatro: Uma Trajetória