Commedia Dell’Arte em Foco no Bate-Papo Online

Publicado em: 04/05/2011 |

A commedia dell’arte e a influência nos tipos cômicos da atualidade são os temas abordados por Adriane Maciel Gomes no Bate-Papo Online que acontece às 16h desta quinta-feira (05/05).

No encontro, a professora, que já participou de diversas pesquisas sobre as metodologias do trabalho do ator e direção teatral, irá explorar o uso da máscara e o caráter improvisacional deste gênero teatral e suas relações com o fazer teatral contemporâneo.

Desde o início da commedia dell’arte, os atores utilizavam máscaras, que permaneceram praticamente iguais durante os quase três séculos em que o gênero foi reproduzido. Essas os ajudavam a criar personagens e reforçavam a teatralidade da representação. Mas a grande força desse gênero era o trabalho do ator, principalmente em sua capacidade de improvisação e sua forma de se relacionar com o público. Ou seja, o texto não era o elemento mais importante. Portanto, o ator devia dominar não apenas as palavras para improvisar, mas toda a linguagem dos gestos, da acrobacia, da dança e da música.

A commedia dell’arte surgiu no século século XVI e perdurou até o XVIII, sendo que durante o XVII alcançou sua maior popularidade na Europa. Alguns dos autores influenciados pelo gênero foram: Shakespeare, Molière, Jean–Louis Barrault, Meyerhold, Jacques Lecoq, Dario Fo, Strehler, Marcelo Moretti.

Atualmente, Adriane é professora do Curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) na área de Direção Teatral. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Literatura e Cultura Russa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, coordena, desde 2005, as atividades formativas do Festival Internacional de Londrina (Filo) e é diretora da Casa de Cultura da UEL.

Para acompanhar e participar da discussão sobre os temas citados, basta acessar https://www.spescoladeteatro.org.br/chat/ na data e horário marcados. Não fique de fora!

Tema: Bate-Papo Online com Adriane Maciel Gomes

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat