Comitiva da MT Escola de Teatro visita sedes da SP Escola de Teatro

Publicado em: 25/06/2018 |

Da esquerda para direita: Agnaldo Rodrigues, pró-reitor da Unemat; Joaquim Gama, coordenador pedagógico da SP Escola de Teatro; Flávio Ferreira, coordenador do Cine Teatro Cuiabá; Flávia Taques, diretora do Cine Teatro Cuiabá; Raul Teixeira, coordenador do curso regular de Sonoplastia;  Ana Maria Di Renzo, reitora da Unemat; Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso regular de Direção; Regiane Berchelli, secretária adjunta da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso; Raul Barretto, coordenador do curso regular Humor; e Márcio Aquiles, coordenador de Projetos Internacionais. Foto: Bruno Galvincio/SP Escola de Teatro

Na última sexta-feira (22), a SP Escola de Teatro recebeu a visita de uma comitiva formada por profissionais envolvidos na estruturação da MT Escola de Teatro, instituição gerida pela Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) em Cuiabá, no Mato Grosso. Representantes da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e do Cine Teatro Cuiabá puderam conhecer as duas sedes da SP Escola de Teatro, nos bairros Consolação e Brás, e conversar com a equipe pedagógica da Instituição.

Inaugurada em 2016, a MT Escola de Teatro oferece sete cursos ligados às artes do palco: Atuação, Cenografia e Figurino, Direção, Dramaturgia, Iluminação, Sonoplastia e Produção Cultural. A instituição utiliza mesmo o sistema pedagógico desenvolvido pela Adaap para a SP Escola de Teatro.

Para a reitora da Unemat, Ana Maria Di Renzo, “o sistema pedagógico da SP Escola de Teatro ​agrada muito por ser inovador e por ir na contramão do engessamento do ensino que encontramos no país.” Coordenador do curso de Direção da Instituição, Rodolfo García Vázquez aproveitou a ocasião para pontuar que a parceria no Mato Grosso é uma das únicas com instituições nacionais. “Por incrível que pareça, temos mais parcerias fora do Brasil, então poder desenvolver uma aqui é um motivo de muito orgulho,” disse.

Graças a uma parceria firmada entre a Secretaria de Cultura de Mato Grosso e a Unemat, desde o ano passado os cursos oferecidos pela MT Escola de Teatro passaram a ser de nível superior de graduação. As aulas acontecem no Cine Teatro Cuiabá, espaço administrado pela Associação Cultural Cena Onze, e em polos no interior do estado, em cidades como Sorriso e Porto Alegre do Norte. Uma das ações da Adaap é o intercâmbio nacional que trará dois estudantes do Mato Grosso para estudar um semestre na Instituição paulista a partir de agosto deste ano.

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento

Notícias | 23/ 04/ 2024

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”