Começa hoje (8) o colóquio virtual ‘Existe Uma Cenografia Brasileira?’

Publicado em: 08/03/2023 |

Atividade compõe o quadro de ações da SP Escola de Teatro na Quadrienal de Praga

A Mostra dos Estudantes na Quadrienal de Praga 2023, maior evento de arquitetura e cenografia do mundo, está sendo organizada por profissionais diversos da SP Escola de Teatro, sob a curadoria do diretor executivo Ivam Cabral e do coordenador J.C. Serroni. Dentre várias ações que vem acontecendo na instituição desde o ano passado, o “Seminário Internacional de Cenografia, Artes Performativas e Novas Tecnologias” vem trazendo debates sobre importantes aspectos da atividade, onde se inclui o colóquio virtual “Existe Uma Cenografia Brasileira?”, que acontece de 8 a 10 de março, das 19h30 às 21h, pelo YouTube da SP Escola de Teatro.

Trata-se de mais um aquecimento para as atividades presenciais que ocorrerão in loco na capital da República Tcheca de 8 a 18 de junho, onde trabalhos cenográficos de estudantes da SP Escola de Teatro serão exibidos em uma instalação, ao lado de projetos de outras instituições do Brasil e do mundo.

Com Infância, Ney Piacentini mergulha em Graciliano Ramos na SP Escola de Teatro; confira a entrevista!

“Desde que a SP Escola de Teatro foi fundada, nós participamos de todas as edições. Dessa vez, ao fazermos parte do núcleo curatorial que organiza a Mostra dos Estudantes, teremos um papel ainda mais ativo no evento, ao estruturar o espaço expositivo e selecionarmos os mais criativos trabalhos de nossos estudantes, que serão vistos por dezenas de milhares de pessoas de todo o planeta”, afirma Ivam Cabral.

Além da Mostra dos Estudantes, a Quadrienal conta com outras duas exposições principais, a Mostra dos Países e Regiões e a Mostra Fragmentos II. Nessa edição, o festival traz como tema “Raro – Histórias raras de lugares únicos”, e o núcleo curatorial adotou como o conceito norteador a “Tradição e Transgressão” e suas possíveis relações nos processos de criação para o espaço cênico e da performance. Essas temáticas, dentro do modelo de ensino sistêmico da Escola, foram e continuam sendo atravessadas de inúmeras maneiras ao longo desse período no Curso Técnico em suas oito linhas de estudo.

“Eu participo da Quadrienal de Praga desde 1987. Já atuei como curador, como artista, como júri e agora, por estar na SP Escola de Teatro, estamos focando o aspecto da formação, de mostrar um panorama do que se faz aqui, com relação ao ensino da cenografia”, afirma Serroni.

Confira a programação:

II Colóquio da Mostra de Estudantes PQ23
De 08 a 10 de março
19h30 às 21h – Live no canal do YouTube da SP Escola de Teatro

Mesa 1 – Narrativas cenográficas brasileiras
8 de março (quarta-feira), das 19h30 às 21h
Com Ézia Neves, Márcio Tadeu e Rosana Rocha
Mediação de Rodolfo García Vázquez

Mesa 2 – A cenografia brasileira no exterior: referências e diálogos
9 de março (quinta-feira), das 19h30 às 21h
Com Bruna Christófaro, Fernando Marés e Thiago Bassani
Mediação de J.C. Serroni

Mesa 3 – Histórias raras de lugares únicos
10 de março (sexta-feira), das 19h30 às 21h
Com Helô Cardoso, Marcelo Girotti e Paula de Paoli.
Mediação de Renato Bolelli

Notícias | 24/ 04/ 2024

Sesc Belenzinho apresenta “Elefante”, espetáculo que reflete sobre o envelhecimento

Notícias | 23/ 04/ 2024