Com estreia na SP Escola de Teatro, “Motel Rashômon” mostra quatro versões de um crime

Publicado em: 17/06/2016 |

Um político é assassinado. A partir disso, uma investigação é iniciada e várias suspeitas vêm à tona. Mal contada, a história ganha quatro versões diferentes. É este o cenário da peça “Motel Rashômon”, que a Cia. Santa Cacilda estreia na SP Escola de Teatro no dia 10 de julho. O texto é inspirado no conto “Dentro do Bosque”, do escritor japonês Ryûnosuke Akutagawa, no qual um crime ganha sete versões durante sua investigação. O foco está na busca pela verdade.

Na montagem dirigida por Roberto Audio, a história é modificada para ficar mais próxima dos dias atuais e da realidade brasileira. Assim, o assassinado é um político e o crime ganha versões distintas das sete originalmente escritas por Akutagawa. A adaptação foi feita pelo dramaturgo Marcos Gomes, que pesquisou, junto às atrizes Raquel Anastásia — idealizadora do projeto — e Tertulina Lima, uma série de crimes passionais e de cunho político.

Gomes também recorreu a fontes audiovisuais. “Vi alguns júris populares, filmes e séries”, diz o dramaturgo. “Elas me trouxeram questões como: até que ponto sabemos o que realmente aconteceu com esses crimes que geram enorme comoção popular? A opinião tem acesso a todos os fatos? A quem interessam as informações divulgadas e como a verdade é construída?”

No enredo, após o assassinato do polítco e o surgimento de diversas suspeitas, o que interessa não é desvendar o mistério, mas abordar as diferentes perspectivas. Os personagens da trama vasculham os caminhos que levaram ao crime, observando afirmações e contradições e questionando o que é posto como verdade.

Ao lado de Raquel e Tertulina, Alessandro Hernandez e Ernandes Araújo completam o elenco. Formadora do Curso Regular de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro, Telumi Hellen assina o cenário, colocando os personagens em quatro nicho diferentes. O público fica entre estes nichos, fazendo as vezes de júri da situação. O teatro acaba se confundindo com um tribunal.

“Motel Rashômon”
SP Escola de Teatro – Sala R1 – Praça Roosevelt, 210, metrô República, 3775-8600
Estreia dia 10 de julho
Sáb., 21h; dom. e 2ª, 20h. Até 29 de agosto (no dia 21 de agosto haverá duas sessões: às 18h e às 20h)