EN | ES

Colóquio ‘O que é a pedagogia do teatro?’ discute as publicações na área

Publicado em: 10/10/2013 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dá prosseguimento, na semana que vem, ao Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público.

 

Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Os assuntos, que se estenderão até o final deste ano, serão debatidos em 13 mesas, que vão enfocar a Pedagogia do Teatro, na prática e na teoria. “Incorporamos, na proposta do Colóquio, temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros pretendem se caracterizar como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observa Ingrid Koudela.

 

A 12ª mesa está programada para o dia 15 de outubro, às 19h, e trará para o debate o crítico de teatro, ensaísta e professor Jacó Guinsburg, e as pesquisadoras e professoras Maria Lúcia Pupo e Vera Bertoni, que falarão sobre “Publicações em pedagogia do teatro I”. O encontro acontece na Sede Roosevelt da Escola.

 

Depois, no dia 19, das 12h30 às 14h30, será realizada a 13ª e última mesa do Cóloquio, trazendo Alex Giostri, Flavio Desgranges e José Simões de Almeida Junior para encerrar a discussão sobre publicações em pedagogia do teatro.

 

Mês de outubro encerra a programação do colóquio com três mesas (Foto: André Stéfano)

 

Sobre os participantes da mesa

Jacó Guinsburg

Crítico de teatro, ensaísta e professor, atual diretor-presidente da Editora Perspectiva. É considerado um dos grandes teóricos do teatro brasileiro. Entre suas obras, encontram-se “Stanislavski e o Teatro de Arte de Moscou”, “Leone de’Sommi — Um Judeu no Teatro da Renascença Italiana”, “Guia Histórico da Literatura Hebraica”, “Dicionário do Teatro Brasileiro”, “Stanislavski, Meierhold & Cia. — Ensaios de Teatro Russo”, “Semiologia do Teatro”,  além de inúmeros ensaios de estética e história do teatro, traduções e edição de várias obras sobre Diderot, Lessing, Descartes, Platão, Büchner, Nietzsche, entre outros. Possui doutorado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo (1973). Professor de pós-graduação e professor orientador da USP, onde recebeu o título de Professor Emérito.

 

Maria Lúcia Pupo

Possui graduação em Artes Plásticas pela ECA/USP (1973), mestrado em Artes pela USP (1981) e doutorado em Estudos Teatrais pela Université Paris III — Sorbonne Nouvelle (1985), além de ter efetuado pesquisa de pós-doutorado em Tétuan, Marrocos (1996). Professora titular da USP, atua na área de Artes Cênicas na Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação, principalmente em torno dos seguintes temas: pedagogia, formação, teatro contemporâneo, ação cultural e dramaturgia. Entre suas principais publicações, estão: “Entre o Mediterrâneo e o Atlântico — Uma Aventura Teatral” (Perspectiva, 2005), “No Reino da Desigualdade — Teatro Infantil em São Paulo nos Anos Setenta” (Perspectiva, 1991) e a organização do livro “Tatiana Belinky — Uma Janela para o Mundo” (Perspectiva, 2012).

 

Vera Bertoni

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel e licenciada em Artes Cênicas pela UFRGS. Professora adjunta e pesquisadora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e do Departamento de Arte Dramática (DAD) do Instituto de Artes da UFRGS. No PPGAC, atua na Linha de Pesquisa Linguagem, Recepção e Conhecimento em Artes Cênicas; no curso de Licenciatura em Teatro do DAD, coordena o setor de Ensino de Teatro. É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Artes Cênicas (Abrace), integrante do Comitê Científico do Grupo de Trabalho (GT) Pedagogia do Teatro e Teatro na Educação; e da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd).

 

 

Serviço

Colóquio: “O Que é a Pedagogia do Teatro?”

Mesa 12: “Publicações em pedagogia do teatro I”

Com Jacó Guinsburg, Maria Lúcia Pupo e Vera Bertoni

Quando: Dia 15 de outubro, das 19h às 21h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis

 

Mesa 13: “Publicações em pedagogia do teatro II”

Com Alex Giostri, Flavio Desgranges e José Simões de Almeida Junior

Quando: Dia 19 de outubro, das 12h30 às 14h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis

 

 

Texto: Felipe Del