EN | ES

Colóquio ‘O que é a pedagogia do teatro?’ chega à última mesa

Publicado em: 14/10/2013 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, dá prosseguimento, no fim de semana, ao Colóquio “O que é a pedagogia do teatro?”, que tem entrada gratuita e é aberto ao público.

 

Com curadoria e mediação da Prof.ª Dr.ª Ingrid Dormien Koudela, livre-docente da ECA-USP, o Colóquio propõe a organização de temas, a serem debatidos por especialistas, com a proposta de ser um instrumento de trabalho da Pedagogia do Teatro. Essa mesa encerra as série de encontros que discutiu a Pedagogia do Teatro, na prática e na teoria. “Incorporamos, na proposta do Colóquio, temáticas que alcançaram projeção significativa no discurso internacional e que pertencem aos conhecimentos reunidos na área. Os encontros se caracterizam como disciplina de integração entre os polos teatro e pedagogia, bem como de disciplinas limítrofes”, observa Ingrid Koudela.

 

 

A 13ª mesa está programada para o dia 19 de outubro, sábado, às 12h30, e trará para o debate o dramaturgo e roteirista Alex Giostri, o professor doutor e autor Flávio Desgranges e o professor doutor José Simões de Almeida Junior que falarão sobre “Publicações em pedagogia do teatro II”. O encontro acontece na Sede Roosevelt da Escola.

 

Sobre os participantes da mesa

Alex Giostri 

Formado em Cinema, pós-graduado em Roteiro para Cinema e Dramaturgia e pesquisador em Psicanálise, é também editor da Giostri Editora, desde 2005. É ainda dramaturgo e roteirista. Idealizou um movimento de novos dramaturgos na cidade do Rio de Janeiro e, desde então, vem publicando textos teatrais de autores nacionais; no cinema, assinou roteiros de curtas-metragens e está com longas-metragens em desenvolvimento; na literatura, possui sete livros publicados de sua autoria e mais de 350 títulos publicados de outros autores. Na literatura infantil, fundou o selo Giostrinho e já publicou mais de 50 autores. Acredita no teatro como formação do indivíduo e é defensor da literatura dramática em livro.

 

Flavio Desgranges 

Livre-docente em Artes Cênicas pela USP. Coordena, desde 2010, o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP. Possui graduação em Artes Cênicas/Direção Teatral pela UFRJ (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1995), doutorado em Educação pela USP (2001) e pós-doutorado em Artes Cênicas pela UFBA (2007). Realizou estágio no Departamento de Sociologia do Teatro da Universidade Livre de Bruxelas (1999/2000). Atualmente, é professor doutor da USP. Dirige a coleção Teatro e a coleção Pedagogia do Teatro, ambas da Editora Hucitec. Autor dos livros “A Pedagogia do Espectador”, “Pedagogia do Teatro — Provocação e Dialogismo”, entre outros, e organizador de “Teatro e Vida Pública”, indicado ao Prêmio CPT 2012. 

 

José Simões de Almeida Junior

Graduado em Artes Cênicas pela Unicamp (1992); mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2001); doutor em Artes pela USP (2007), pós-doutorado pela Universidade de Coimbra (2008-2010/FCT). Professor adjunto do Departamento de Métodos e Técnicas (DMTE) — Teatro e Educação — da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de MInas Gerais (UFMG). Coordenador de Gestão de Projetos Educacionais Pibid/Capes. Foi responsável pelo projeto pedagógico da SP Escola de Teatro  – Centro de Formação das Artes do Palco e coordenador do curso de Licenciatura em Teatro (de 2003 a 2008) da Uniso (Universidade de Sorocaba). Diretor pedagógico interino da SP Escola de Teatro em 2009 e 2010. Em 2013, assumiu a Secretaria de Cultura de Sorocaba.

 

 

Serviço

Colóquio: “O Que é a Pedagogia do Teatro?”

Mesa 13: “Publicações em Pedagogia do Teatro II”

Com Alex Giostri, Flavio Desgranges e José Simões de Almeida Junior

Quando: Dia 19 de outubro, das 12h30 às 14h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Tel. (11) 3775-8600

Grátis