Colóquio na USP discute experimentações sociais e criatividade política

Publicado em: 13/05/2015 |

A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP) convida  os interessados para um colóquio com o tema “Cidades: Experimentações Sociais e Criatividade Política”, a ser realizado nos dias 25, 26 e 27 de maio. A organização do evento fica a cargo do Grupo de Estudos em Estética Contemporânea, que é integrado por Antonio Duran, orientador de um dos cursos de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco chamado “Práticas em Processos de Criação Teatral”.

O primeiro dia de evento terá uma conversa sobre o “Direito à Cidade: A Atualidade de Henri Lefebvre”. Com mediação de Paolo Colosso, participarão da mesa Ana Fani Alessandri Carlos e Marta I. Medeiros Marques, todos da FFLCH. O encontro acontecerá das 14h às 16h do dia 25 de maio.

No dia 26, das 14h às 16h, Pedro Costa, da FFLCH, faz a mediação da interação comunicativa sobre “Experiências Contraculturais: Liberação Subjetiva e Abertura de Outros Espaços”. Participaram da conversa Euler Sandeville e Jorge Bassani, da Faculdade de Arquietura e Urbanismo da USP (FAU/USP). Mais tarde, das 16h30 às 18h30, Nabil Bonduki, também da FAU, faz uma conferência sobre experimentações sociais e criatividade política.

O dia 27 de maio tem marcada a conversa sobre “A Tradição do Modernismo nas Ruas: Do Flâneur ao Urbanismo Insurgente Situacionista”. O encontro acontecerá das 14h às 16h e contará com mediação de Rodrigo N. Lima, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos (IAU/USP). Participarão Ricardo Fabbrini, da FFLCH, e Carlos Roberto M. de Andrade, também da IAU. No mesmo dia, das 16h30 às 18h30, Luiz Recaman faz a mediação de “Agenda Urbana: Entre Tecnocracia e Participação”, com Raquel Rolnik, da FAU; e Sarah Feldman, da IAU.

Além de Antonio Duran, outra ligação da SP Escola de Teatro com o evento é Raquel Rolnik, que norteia os estudos dos aprendizes sendo a operadora dos dois módulos deste semestre. Por meio dela as técnicas e conteúdos são trabalhados.

As inscrições para o colóquio “Cidades: Experimentações Sociais e Criatividade Política” são feitas gratuitamente pelo email [email protected]. O evento será na Cidade Universitária USP, no Auditório 14 do Prédio da Filosofia. Para mais informações, basta acessar o site ou a página no Facebook do grupo.

“Cidades: Experimentações Sociais e Criatividade Política”
Quando: 25, 26 e 27 de maio, das 14h às 18h30
Onde: Auditório 14 – Prédio da Filosofia – Cidade Universitária – USP