Coletivo Menelão estreia o espetáculo “A cigana, o palhaço e o astronauta” no próximo sábado (01/04)

Publicado em: 30/03/2023 |

Os três atores da peça "A cigana, o palhaço e o astronauta" posam em foto divulgação

Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos, os três atores da peça “A cigana, o palhaço e o astronauta” | Foto: Rai do Sol

No próximo sábado, 1º de abril, o Coletivo Menelão de Teatro, grupo natural de São Bernardo do Campo, celebra dez anos com a estreia do espetáculo “A cigana, o palhaço e o astronauta”. A peça acontece no espaço cultural Casa Cultural Alcântara Sampaio, localizado nas proximidades do metrô Sacomã. A temporada vai até dia 23 de abril, sempre aos sábados e domingos, exceto no final de semana de Páscoa.

A peça conta com a participação de três estudantes da SP Escola de Teatro: Mica Matos (Sonoplastia), Raffael Santos (Direção) e Denise Hyginio (Dramaturgia). As fotos do espetáculo foram feitas por Rai do Sol, outra estudante da instituição de ensino.

Intitulada pelo grupo como uma peça-festa, a montagem é inspirada no texto “Balada de Um Palhaço”, de Plínio Marcos, e baseia-se na investigação do universo da personagem Bobo Plin, um palhaço que procura se libertar das mazelas que o prendem a um circo falido e a um parceiro de cena ranzinza e avarento, para ir em busca de sua alma.

A peça itinerante usa a linguagem contemporânea para inserir o público na cena, conduzindo-o a momentos que se alternam entre cena e festa, a partir do olhar de três personagens diferentes, que estão em eterno estado de impermanência: uma cigana, cuja casa é o mundo; um astronauta, cuja casa é o universo; um palhaço, cuja casa é seu próprio espetáculo. É assim que se apresenta o universo-tema da peça: as despedidas.

“O espetáculo acontece naquele momento suspenso, onde uma despedida está em curso, mas já reconhecemos que um novo ciclo se inicia. Aquela virada de chave onde detectamos as perspectivas que nos farão seguir adiante. O que vem antes e depois de um adeus e que é capaz de nos impulsionar a recomeçar? A peça experimenta essas sensações e seus desdobramentos na esfera íntima do indivíduo e também em uma perspectiva social e coletiva. Nos últimos anos vivenciamos transformações profundas e parece que uma nova forma de enxergar o mundo se faz cada vez mais necessária”, explica o grupo.

+ Estudantes da SP Escola de Teatro falam sobre oficinas realizadas na Casa 1

Concepção e produção: Coletivo Menelão de Teatro
Elenco: Caroline Varani, Denise Hyginio e Raffael Santos
Sonoplastia e discotecagem: Mica Matos
Textos: Denise Hygino
Fotografia: Rai do Sol
Estúdio: Cafofinho
Design: LAH Studio
Redes Sociais: Raffael Santos
Costureira: Sônia Aparecida Conceição
Áudios: Caroline Varani
Vídeos: Berenice Filmes
Assessoria de imprensa: Luciana Gandelini
Técnica/Recepção: Alessandra Bera, Henrique Sanchez, Lucas Becerra e Wallace Borges (Casa Cultural Alcântara Sampaio)
Provocação Cênica: Melissa Aguiar

Estreia “A cigana, o palhaço e o astronauta”, com Coletivo Menelão de Teatro
Gênero: Teatro Adulto
Quando: 01, 02, 15, 16, 22 e 23 de abril de 2023
Horário: sábados às 20h, domingo às 19h
Onde: Casa Cultural Alcântara Sampaio – Rua Tamuatá, 236 – São João Clímaco – São Paulo/SP – 04255-120
Capacidade: 25 lugares, sujeito à lotação.
Não possui acessibilidade | Não possui estacionamento
Valores: R$ 25,00 (Ingresso Econômico) / R$ 30,00 (Ingresso Justo) / R$ 50,00 (Ingresso abundante e *grátis um drink)
Bilheteria: venda de ingressos 1h antes de cada apresentação ou na Plataforma Sympla

Notícias | 02/ 05/ 2024