Coletivo de Mato Grosso lança plataforma digital para fomento das artes cênicas

Publicado em: 23/11/2021 |

Foto: Divulgação

Na próxima terça-feira (23/11), será lançada a plataforma digital para pesquisa, criação e difusão das artes cênicas 1º PISO, um projeto criado e idealizado por agentes das artes cênicas de Mato Grosso.  O lançamento será celebrado em uma Live que ocorrerá às 19h, no canal da 1º PISO no Youtube. Nela o ator e diretor Odilon Esteves, ministrará a respeito do tema ‘Territórios cênicos digitais: sobre atravessar fronteiras e criar comunidades’. Além disso, serão promovidos eventos com programações exclusivas e atividades gratuitas!

A iniciativa visa aproveitar a centralidade que o meio digital e a internet vêm ocupando nos últimos tempos, assim como o protagonismo dessa nas trocas culturais entre coletivos e indivíduos. A partir disso, a primeiro PISO busca abrir novas oportunidades para que artistas marginalizados possam compartilhar novos e singulares saberes. O projeto, que foi incentivado pela Lei Aldir Blanc, acompanha todo o processo produtivo e criativo das artes cênicas; desde a formação até a difusão dos artistas e de seus trabalhos (estejam esses em qualquer lugar do Brasil!).

Assim, a 1º PISO será uma plataforma para realização de residências artísticas, consultorias, mentorias, cursos de curta duração e exibição de espetáculos para um público ávido por consumo e fruição de artes da cena. Lá haverá um fluxo constante de oportunidades de formação e co-criação para artistas com trabalhos em diferentes fases de concepção.

“Um único território que abriga várias frentes de trabalho para fazer as artes da cena acontecerem. A ideia é mediar uma rede de colaboradores capacitados para atender demandas específicas”, destaca a atriz e diretora de teatro Dani Leite. “Chamamos a plataforma de 1º PISO como uma provocação ao encontro com nosso ‘chão’ de criação, esse lugar onde queremos pisar. É um espaço de incentivo à autoria artística”, complementa a atriz e iluminadora Karina Figueredo. Ambas desenvolvem projetos e criações através do in-Próprio Coletivo.

A proposta gira em torno do ‘poder’ das artes cênicas em novos territórios, temática que já foi abordada também no podcast quinzenal realizado pelo projeto. Disponível no Spotify, “O que POD o teatro?” teve como seu primeiro tema “Criações em coletivo” e contou com a participação dos artistas Douglas Peron e Everton Britto.

Na Live de lançamento os realizadores do projeto farão um tour pela plataforma para apresentá-la ao público, e em novembro e dezembro de 2021, a plataforma oferecerá uma programação gratuita com palestras, cursos, bate-papos e exibições de espetáculos. As atividades promovidas pela iniciativa ocorrem nos cômodos virtuais de uma residência coletiva, lá também está disponível a loja virtual, com um catálogo da programação e chamadas para artistas interessados em integrar o projeto.

O tema da primeira residência artística será “Honestidade Artística”, os convidados são Neto Machado e Jorge Alencar, da Dimenti Produções Culturais e ela será gratuita para aqueles que realizarem as inscrições entre os dias 23 e 26 de novembro. Já a primeira temporada de apresentações ocorrerá a partir do dia 24 de novembro e será organizada pelo anfitriões o in-Próprio Coletivo. A segunda agenda cultural será lançada entre os dias 16 e 20 de dezembro.

Confira a programação completa do evento:

24 e 28 de novembro (quarta à domingo):
TEMPORADA | “Quando tudo era mar” do In-Próprio Coletivo (5 apresentações)

29 de novembro (segunda-feira):
PALESTRA (2h) | “Iluminação cênica para todes” com Karina Figueredo.
Fundamentos da luz, noções de equipamentos convencionais, processos criativos em iluminação cênica e dramaturgia da luz.

01 a 03 (quarta à sexta-feira) + 06 e 07 de dezembro (segunda e terça):
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA | “Honestidade Artística”, com Neto Machado e Jorge Alencar (Dimenti Produções Culturais – BA).

04 dezembro (sábado)
BATE-PAPO | “Gestão e Criação Artística” com Ellen Mello (Dimenti Produções Culturais – BA)

08 de dezembro (quarta-feira)
“PIQUENIQUE” | Evento online de apresentação/desfecho da residência.

09 a 15 de dezembro (quinta até a quarta-feira seguinte)
CURSO (20h) | “Se organizar direitinho, todo mundo cria”, com Alexandre Cervi (10h síncronas + 5h assíncronas + 5h plantão de dúvidas).

Plataforma 1º PISO
Acesso: www.aprimeiropiso.com
Lançamento: 23 de novembro de 2021
Horário: 19h (MT) e 20h (Brasília)

Agenda 2021: 24 de novembro a 15 de dezembro. Inscrições gratuitas.

Residência artística com Neto Machado e Jorge Alencar: 01 a 03 + 06 e 07 de dezembro.
Inscrições:
23 a 26/11 – Gratuito
27 a 29/11 – R$ 50,00 (50% de desconto)
30/11 a 01/12 – R$ 100,00

Mais informações: https://www.instagram.com/aprimeiropiso.
Episódios do Podcast ‘O que POD o teatro?’: https://open.spotify.com/show/7f7tDpjU9fuUlnvqigAHvd?si=0c2c491537d44cee

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro

Notícias | 18/ 04/ 2024

Ausculta Coletiva, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”