EN | ES

Coleta de Sonhos

Publicado em: 17/08/2012 |

Mais de 85 mil moradias de emergência construídas e 500 mil voluntários mobilizados em todo o continente sul-americano. Estes são alguns dos números da Teto, ONG que se destaca pelo combate à pobreza. 

 

Uma das ações que fazem parte do calendário anual da entidade é a Grande Coleta. A iniciativa consiste em levar milhares de jovens universitários às ruas de São Paulo para evidenciar a situação de pobreza vivida por uma enorme parcela de brasileiros. Neste evento, a população tem a opção de fazer doações espontâneas, que são revertidas para as comunidades precárias com as quais o projeto trabalha.

 

Os voluntários estarão devidamente uniformizados com coletes e cofres em formato de casinhas – miniaturas das casas de madeira pré‐fabricadas que são construídas nas comunidades, na primeira etapa do projeto. Vânia Almeida, que concluiu, em 2011, o ciclo de quatro módulos do curso de Técnicas de Palco da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, é uma das pessoas envolvidas na Grande Coleta, como líder de uma das 220 esquinas nas quais a ação se desenrolará.

 

Na terceira edição, realizada em junho do ano passado, foram arrecadados R$ 75 mil. Neste ano, entre hoje (17) e amanhã, o Teto tem como meta reunir 5 mil voluntários e levantar recursos destinados à construção de 50 moradias de emergência, que custarão, aproximadamente, R$ 180 mil.

 

Atualmente, a organização, que já existe há 15 anos, atua em 19 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela.

 

Para saber mais sobre o Teto ou se inscrever para participar da Grande Coleta, clique aqui

 
 

Texto: Felipe Del