Clareia São Paulo

Publicado em: 19/09/2011 |

O Grupo Clariô de Teatro está em cartaz com duas peças: “Hospital da Gente” e “Urubu Come Carniça e Vôa!”, escritas por Marcelino Freire e dirigidas por Mário Pazini. E, no elenco de ambas as montagens, Naloana Lima, aprendiz de Atuação da SP Escola de Teatro – Centro e Formação das Artes do Palco, vai ganhando, cada vez mais, seu espaço no mundo do teatro.

Segundo a aprendiz, a companhia Clariô de Teatro é um grupo de teatro independente e de resistência. “Além disso, desenvolvemos uma pesquisa artística em nossa própria comunidade.”

O espetáculo “Hospital da Gente” já tem três anos de estrada. Depois de ter passado pelo Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT-2011), a peça faz apresentações no Sesc Sorocaba e em outras cidades do interior, pelo Circuito Tusp.

No cenário de uma favela, seis “figuras” (a mendiga, a bêbada, a prostituta, a velha, a mãe e a dona de um boteco) colocam em pauta uma série de questionamentos sobre a realidade do mundo atual. Elas dividem com o público as experiências e escolhas que tiveram de tomar diante da necessidade da sobrevivência, descrevendo as dificuldades encontradas pelo caminho.

“Urubu Come Carniça e Vôa!”, por sua vez, é uma montagem que tem como objetivo a investigação da vida e obra do poeta pernambucano Miró de Muribeca. A essência crítica que o grupo tem como proposta também é percebida nesta peça, visto que a personagem principal é o próprio autor, que lança seu olhar contestador à sociedade.

Além de integrar o elenco desses dois espetáculos, Naloana vive a empregada Paula, no filme “Trabalhar Cansa”, de Marco Dutra e Juliana Rojas. O longa participou do 64º Festival de Cannes, em maio deste ano e, também, marcou presença no Festival de Paulínia, onde ganhou o prêmio de Melhor Som; no Festival de Lima, no qual a atriz Helena Abergaria foi contemplada com o prêmio de Melhor Atriz; e no Festival de Brasília.

O longa, que é filmado das cidades de São Paulo, Paulínia e Campinas, conta a história de uma jovem dona de casa que tem o sonho de abrir seu negócio próprio: um mini-mercado. Os problemas começam a surgir quando seu marido perde o emprego. Mas, mesmo com o quadro nada favorável, a mulher contrata a empregada Paula para tomar conta da casa e de sua filha e resolve seguir em frente com a ideia.

“Hospital da Gente”

Quando: 24 e 25 de setembro

Onde: Sesc Sorocaba

Av. Washington Luiz, 446 – Jardim Emília – Sorocaba/SP

Ingressos: Entrada Franca

“Urubu Come Carniça e Vôa!”

Quando: Até 30/10. Sábados, às 21h, domingo, às 20h*

Onde: Espaço Clariô

R. Santa Luzia, 96 – Jd. Sta. Luzia – Taboão da Serra/SP

Ingressos: R$10

*Não haverá apresentação nos dias 24 e 25 de setembro.

“Trabalhar Cansa”

Quando: 30/9

Onde: nos cinemas de todo o Brasil

Informações: www.trabalharcansa.com.br