EN | ES

Clã do Jabuti apresenta “Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá”

Publicado em: 22/04/2024 |

Com dramaturgia de Gabriela Romeu e Antonia Mattos, que também assina a concepção e direção geral, a peça une a tradicional festa de Reisado realizada na região do Cariri, no interior do Ceará, a memória coletiva e a passagem da infância para adolescência da menina Maria. (Foto: Vanderlei Yui)

Com dramaturgia de Gabriela Romeu e Antonia Mattos, que também assina a concepção e direção geral, a peça une a tradicional festa de Reisado realizada na região do Cariri, no interior do Ceará, a memória coletiva e a passagem da infância para adolescência da menina Maria. | Foto: Vanderlei Yui

A história de “Noite de Brinquedo no Terreiro de Yayá”, trabalho do grupo Clã do Jabuti, se passa no interior do Ceará, na região do Cariri, onde acontece tradicionalmente a festa do Reisado. É ali, entre histórias, versos e adivinhas dos ‘cabinhas’, apelido dado às crianças na região, que acompanhamos Maria, uma menina prestes a viver um dos momentos mais desafiadores de sua vida: entregar sua coroa de reisado e conquistar outro lugar nesse tradicional folguedo. A peça está em curta temporada, no Espaço Cultural CITA, com entrada gratuita.

O ponto de partida para este trabalho foi o livro Terra De Cabinha: Pequeno Inventário Da Vida De Meninos e Meninas Do Sertão e o documentário Reis e Meninos, ambos da jornalista e pesquisadora Gabriela Romeu, que assina a dramaturgia de Noite de Brinquedo, ao lado de Antonia Mattos. Esses trabalhos trouxeram um diálogo com a região e a cultura popular, com mestres e mestras do local.

A primeira versão da peça-filme foi apresentada de forma on-line no fim de 2021. Para gravar a história, a equipe viajou ao Cariri e encontrou mestres e mestras dos folguedos tradicionais com quem falaram durante a pesquisa.

Em cena, a menina Maria segue acompanhada pelos brinquedos e encantados que encontra no caminho, Boi Mansinho, Jaraguá e uma trupe de artistas, que cruzam arraiais, roçados assombrados por injustiças, histórias de esquecimento e uma noite sem fim.

+ Veja as peças em cartaz na SP Escola de Teatro

Temporada

De 16/04/2024 até 01/05/2024

Dia e horário: Terça – 16h e 19h, Quarta – 10h e Quinta – 20h

Duração: 70 minutos

Ingresso: Gratuito

Local: Espaço Cultural CITA

Endereço: R. Aroldo de Azevedo, 20, Jardim Bom Refugio, São Paulo/SP – 05788230

Ficha Técnica

DIREÇÃO GERAL, CONCEPÇÃO E DRAMATURGIA: Antonia Mattos
DRAMATURGIA: Gabriela Romeu
DIREÇÃO MUSICAL: Jonathan Silva e Lincoln Antonio
INTÉRPRETES: Antonia Mattos, Cibele Mateus, Fagundes Emanuel, Lilyan Teles, Odilia Nunes e Rubens Alexandre
PROVOCADORA DA CENA: Juliana Jardim
FIGURINOS: Silvana Marcondes
CENÁRIO: Katiana Aleixo
DIREÇÃO TÉCNICA: Edson Luna
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Antonia Mattos
PRODUÇÃO: Roberta Marangoni e Clã do Jabuti




Relacionadas:

Notícias | 24/ 05/ 2024

SP Escola de Teatro exibe o filme “Minha Avó Era Palhaço” em 27 de maio

SAIBA MAIS

Notícias | 24/ 05/ 2024

2º dia da Mostra de Microcenas acontece neste sábado (25)

SAIBA MAIS

Notícias | 23/ 05/ 2024

Veja como foi o primeiro dia da Mostra de Microcenas na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS