Cinemateca Brasileira 75 anos: Importância histórica é tema de vídeo da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci com narração de Nicole Puzzi

Publicado em: 23/10/2021

Foto: Divulgação

A Cinemateca Brasileira completa 75 anos como centro de memória e difusão do audiovisual brasileiro. Para reforçar a importância história da instituição e a necessidade de sua preservação, a SP Escola de Teatro e Adaap (Associação dos Artistas Amigos da Praça), em parceria com a Apaci (Associação Paulista de Cineastas) e a Cia. Base de Dança Vertical e Circo Aéreo, realizam um vídeo especial em homenagem à Cinemateca Brasileira, com narração da atriz Nicole Puzzi, nome icônico de nosso cinema especialmente convidada para a ação.

Veja o vídeo abaixo:

A Cinemateca Brasileira é responsável pela preservação e divulgação da produção audiovisual produzida no Brasil. Seu acervo é o maior da América Latina, com cerca de 250 mil rolos de filmes e mais de 1 milhão de documentos sobre o cinema brasileiro, além de fotos, roteiros, cartazes, livros, entre outras preciosidades.

Apesar de toda essa importância, nos últimos anos, o espaço vem sofrendo com a degradação de sua estrutura, culminando com o recente incêndio que devorou parte do acervo histórico e indignou a sociedade brasileira. Nesse dia 23 de outubro acontece uma ação para alertar as autoridades e o setor cultural para a um olhar mais cuidadoso para a Cinemateca Brasileira.

Nomes como Marina Person e Daniela Thomas elaboraram clipes com trechos de obras do cinema nacional que serão projetados em um telão em frente à Cinemateca Brasileira, em São Paulo, neste sábado (23). A iniciativa é do grupo SOS Cinemateca — Apaci, com cineastas independentes por ocasião dos 75 anos da instituição.

SOS Cinemateca

Neste sábado, 23 de outubro de 2021, será lido um manifesto que pede o início imediato dos trabalhos emergenciais pela Sociedade Amigos da Cinemateca na instituição e que chama a atenção para as condições precárias do prédio no Rio de Janeiro que abriga o Centro Técnico Audiovisual, vinculado à Secretaria do Audiovisual do Governo Federal. O ato acontece em frente a Cinemateca Brasileira, no Largo Senador Raul Cardoso, 207, às 19h, e contará com projeções em homenagem ao Cinema Nacional. O vídeo especial da SP Escola de Teatro, Adaap e Apaci reitera a importância da Cinemateca Brasileira, com uma ação em parceria com a Cia. Base no prédio da SP Escola de Teatro e do Cine Bijou, na praça Franklin Roosevelt, coração do centro de São Paulo, onde foi exibida uma faixa com os dizeres: SOS Cinemateca.

 




Relacionadas:

Notícias | 05/ 12/ 2021

Alexandre Borges se emociona no Festival Satyrianas 2021 e elogia projeto: “É admirável”

SAIBA MAIS

Notícias | 05/ 12/ 2021

Artista Eleonora Fabião conclui ação que uniu SP Escola de Teatro a outras instituições públicas na 34º Bienal de São Paulo

SAIBA MAIS

Notícias | 05/ 12/ 2021

Dança vertical, balé e solos encantam o público e se destacam no terceiro dia da 22ª edição do Festival Satyrianas

SAIBA MAIS