Cinema Brasil-Suécia: sai lista de aprovados para a terceira fase de seleção

Publicado em: 27/11/2017

A SP Escola de Teatro divulgou nesta segunda-feira (27) a lista de aprovados e os procedimentos para realização da terceira etapa de seleção do intercâmbio Cinema Brasil-Suécia. A ação, criada em parceria com a Escola de Artes Dramáticas de Estocolmo, resultará na criação de um filme coproduzido por Brasil e Suécia entre janeiro e junho de 2018. O edital vai selecionar dois estudantes de cinema.

Para esta etapa foram selecionadas 14 pessoas. Agora, os concorrentes precisam desenvolver um projeto a partir do argumento de um filme. No caso dos sete candidatos à vaga de Direção, é cobrada uma proposta cinematográfica em direção geral; já os candidatos de Direção de Arte têm de apresentar uma proposta estética para o filme.

Os projetos devem ser criados e enviados à comissão de seleção até 3 de dezembro. Os detalhes e as regras estão disponíveis no edital da terceira fase, publicado no site da SP Escola de Teatro.

Projeto

O argumento do filme que é base para as atividades da seleção conta a história de Catarina, funcionária da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, que descobre num livro a história de uma mulher na Suécia cuja vida é igualzinha à sua. As coincidências são tantas que Catarina passa a viver em dúvida se ela mesma é uma pessoa real ou apenas uma personagem de ficção.

“Para construir esse argumento, a gente partiu da ideia de encontrar pontos de intersecção entre São Paulo e Estocolmo. Entre os temas que pensamos, escolhemos a solidão na juventude, uma realidade vivida por pessoas que moram em metrópoles, onde as pessoas sentem sozinhas na multidão, de alguma maneira”, explica a dramaturga e roteirista Vana Medeiros, autora do argumento.

O filme discute a solidão à luz da capacidade humana de fabular e suas próprias vidas. “A gente passa o dia inteiro fabulando a nossa existência. E, ao abordar isso, o filme nos traz uma meta-narrativa”, acrescenta Vana.

Edital

O intercâmbio cultural terá duração aproximada de seis meses, sendo os três primeiros realizados em São Paulo (e em outras eventuais locações no país) e os três meses seguintes em Estocolmo, considerando também as contingências da produção em relação às locações. Este intercâmbio é a primeira ação do Curso Livre de Audiovisual lançado pela SP Escola de Teatro.




Relacionadas:

Notícias | 27/ 11/ 2021

Agenda Cultural: as melhores dicas para o seu fim de semana!

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 11/ 2021

SP Escola de Teatro celebra 12 anos com nova iluminação na Unidade Roosevelt

SAIBA MAIS

Notícias | 26/ 11/ 2021

Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez lançam o livro Aurora, neste sábado (27), na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS