EN | ES

Cia. Os Crespos apresenta Afetos e Transgressões- Um Diário de Trabalho no Youtube da SP Escola de Teatro neste sábado e domingo

Publicado em: 21/10/2021 |

Lucélia Sergio/ Foto: Mariana Ser

O Youtube da SP Escola de Teatro apresenta neste final de semana (sábado e domingo, às 19h), o média-metragem Afetos e Transgressões – Um diário de Trabalho, da Cia Os Crespos. O projeto apresenta o processo de criação do espetáculo teatral “De Mãos Dadas Com a Minha Irmã”, que dialoga com o público juvenil e adolescente e é indicado para toda família. A obra parte da mitologia Iorubá, reconstruindo o imaginário de irmandade, respeito e poder para buscar o fortalecimento do feminino no mundo. As exibições são gratuitas, neste sábado (23) e domingo (24).

O trabalho reúne artistas renomados, como os atores Léa Garcia e Ailton Graça e as cantoras brasileiras Fabiana Cozza e Alzira Espíndola. Também fazem parte desse time a diretora musical Beth Beli, que contou com a participação do bloco Ilú Obá de Min e da cantora e compositora moçambicana Lenna Bahule para a criação da trilha do espetáculo.

Cia. Os Crespos discute racismo e homofobia em filme-espetáculo Dois Garotos Que Se Afastaram Demais do Sol

Para a diretora do média-metragem, Lucelia Sergio, é de extrema importância documentar as etapas dos projetos de teatro negro na atualidade. visto que quase não há registros desse tipo de produção. “Esse registro colabora com o fortalecimento e desenvolvimento da cena teatral negra, e ajuda a inscrever a pesquisa no centro da produção teatral. Afinal de contas, ‘Arte não é mercadoria’, já passou da hora de termos o entendimento de arte como reflexão social. Na pandemia tivemos que lidar com muitas dificuldades, como isso se reflete no processo? Como enfrentamos nossos desafios nesse momento? O documentário reflete sobre isso também”, contou.

Sinopse:
O documentário mostra o processo de criação do espetáculo teatral “De Mãos Dadas Com a Minha Irmã”, dirigido por Aysha Nascimento a convite da Cia Os Crespos. Obá é a personagem principal da história, na peça, ela é uma heroína que sai de sua terra com a missão de salvar seu povo de uma terrível seca. Mas, longe da sua gente, ela perde a memória e vai encontrar grandes desafios para completar sua missão e recuperar as memórias sobre quem ela é. Já no processo, as descobertas sobre o tema investigado, as pontes e parcerias que se formam e as dificuldades enfrentadas determinam a estética da obra e a missão da estreia ou não do espetáculo. A direção do documentário é da atriz e dramaturga Lucelia Sergio.

Afetos e Transgressões – Um Diário de Trabalho

23 e 24/10 – Sáb e domingo, 19h – pelo Youtube da SP Escola de Teatro (https://www.youtube.com/user/spescoladeteatro)

Direção: Lucelia Sergio

Com: Aysha Nascimento, Lucelia Sergio, Ramon Zago, Beth Beli, Willi Versi, Felipe Domingos, Niara Ngozi, Tairone Porto, Rafael Ferro e as participações especiais de Ilú Obá de Min, Léa Garcia, Ailton Graça, Alzira E, Fabiana Cozza e Flávio Rodrigues

Roteiro: Lucelia Sergio

Colaborações de roteiro: Ramon Zago e Camila Marquez

Produção: Rafael Ferro e Ramon Zago

Direção de fotografia: Isabel Praxedes

Operação de câmera: Isabel Praxedes

Lighting Designer: Wagner Pinto

Operação de vídeo: Ramon Zago

Operação de Luz: Dara Duarte

Operação de som: Viviane Barbosa

Direção de Arte: Lucelia Sergio, Aysha Nascimento e Ramon Zago

Figurino: Tairone Porto

Montagem: Camila Marquez

Trilha e Direção Musical: Beth Beli

Desenho de som: Camila Marquez

Mixagem: Viviane Barbosa

Logger: Isabel Praxedes

Orientação teórica: Onisajé, Katiuscia Ribeiro e Aza Njeri

Identidade visual: Felipe Domingos e Ramon Zago

Fotografia still e making of: Mariana Ser e Isabel Praxedes

Legendas de acessibilidade: ETC Filmes

Produtora audiovisual: Camila Marquez

Realização e Produção executiva: Cia os Crespos




Relacionadas:

Notícias | 18/ 04/ 2024

“Ausculta Coletiva”, coletivo formado por egressos da SP Escola de Teatro, estreia “Sobre Ausências Paternas”

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 04/ 2024

Confira como foi o curso de extensão “Dissociação e presença cênica com bambolê”

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 04/ 2024

Veja como foi a roda de conversa sobre oficinas na Fundação Casa Chiquinha Gonzaga

SAIBA MAIS