Cia Janela do meu quarto, fundada por estudantes da SP, comemora sucesso de sua peça infantojuvenil

Publicado em: 20/12/2021 |

O espetáculo Um Minuto Antes do Sol Nascer, da Cia Janela do meu quarto, recebeu três prêmios e outras 3 indicações na Mostra de Teatro do 2° FESTAR (Festival de teatro de Araruama – RJ). A companhia é formada quase que inteiramente por estudantes e artistas egressos da SP Escola de Teatro e a peça premiada fala sobre sonhos, identidade, imaginação e ir em busca daquilo que se acredita, além de incentivar a leitura.

A peça foi indicada aos prêmios de Melhor Espetáculo, Melhor Texto (Adriane Hintze), Melhor Cenário (Mariana Morais) e vencedora dos prêmios de Melhor Ator (Palco infantil; Tsuji), Melhor Direção (palco infantil; Adriane Hintze) e Melhor Iluminação (Vinícius Zampieri).

Um Minuto Antes do Sol também foi exibida no II ETO (Encontro de Teatro Universitário Online), e ganhou um documentário ‘DOC Um minuto’, por meio da Mostra virtual de artes: cultura dentro de casa, financiada pela prefeitura de Ribeirão Preto. A peça surgiu de uma colaboração inicial entre dois estudantes do curso técnico da SP: Adriane Hintze (dramaturgia) e Tsuji (humor), e primeiro foi pensada como uma projeto adulto performativo, no entanto durante o processo a ideia foi se convertendo em um espetáculo infantojuvenil.

“A peça surgiu com o intuito de falar sobre identidade, de falar que você é a sua essência, as suas lembranças, o que você quer ser, e para onde você quer ir. Uma das frases que move a peça ‘sou de onde venho e vou para onde quero ser'”, revela Adriane.

“Falar de sonhos é uma preciosidade! Falar sobre a nossa vida e sobre o nosso inconsciente. Falar disso é automaticamente falar de nós mesmos, e é muito significativo esse tema estar voltado para o público infantojuvenil. Falar sobre sonhos é muito instigador para as crianças, e é importante dialogar a respeito disso e daquilo que almejamos.” pontua Cássio Borges, produtor Cultural da peça.

A Cia Janela do meu quarto surgiu em um momento pandêmico como forma de continuar as pesquisas cênicas e  fazendo arte em um momento tão difícil. Foi construída uma versão online do espetáculo, para aprofundar a pesquisa da peça. O nome da companhia é uma referência, no qual os artistas tiveram que se imobilizar, mudar seu ambiente de trabalho e começar a produzir suas obras artísticas em suas casas.

Sinopse:

“Um minuto antes do sol nascer” narra a história de um menino pressionado pelas constantes perguntas sobre futuro e sonhos. Ele encontra em um livro uma cidade em que todos os sonhos do mundo se materializam, assim com a possibilidade de encontrar seus sonhos e suas respostas o menino parte para uma jornada em direção à essa misteriosa cidade.

Ficha técnica:

Adriane Hintze (diretora e dramaturga – Estudante de Dramaturgia SP), Tsuji (ator – estudante de Humor SP), Cássio Borges (produtor cultural e provocador cênico), Gabri Prota (Assistente de direção), Mariana Morais (cenógrafa e Figurinista – Aluna formada pela SP em Cenografia e Figurino), Julie Xavier (Sonoplasta – Estudante da SP de sonoplastia), Vinícius Zampieri (Iluminador), Danilo Stavale (Técnico de palco – Estudante de dramaturgia SP e formado em Técnicas de palco), Ton Pereira (Preparador corporal e Coreógrafo), Caio Nogali (Fotógrafo e filmmaker – Estudante de direção SP).

Notícias | 19/ 04/ 2024

Teatro Oficina Uzyna Uzona celebra 65 anos com nova temporada do espetáculo Mutação de Apoteose

Notícias | 19/ 04/ 2024

Ópera “O Barbeiro de Sevilha” traz o trabalho de docentes da SP Escola de Teatro