Cia. Extemporânea estreia terceira peça do Núcleo F de Falso com espetáculo “A gente te liga, Laura”

Publicado em: 09/04/2024 |

Seis atrizes se revezam num teste de elenco repetindo o famoso monólogo da personagem Nina, da peça A gaivota, de Anton Tchekhov. Foto: Armando Lima

“Olhe para a câmera e diga seu nome e idade”. Qualquer ator ou atriz que participou de um teste de elenco já ouviu esta frase. O ambiente dos testes para peças audiovisuais é o ponto de partida de “A gente te liga, Laura”, novo espetáculo da Cia. Extemporânea, que está em temporada até o dia 14 de abril no Kasulo Espaço de Arte.

A peça é a terceira do núcleo de pesquisa F de Falso, criado pela Cia. Extemporânea e coordenado pela diretora e pesquisadora Ines Bushatsky. O Núcleo estreou com o espetáculo B de Beatriz Silveira, em 2021, seguido por O mistério cinematográfico de Sendras Berloni, em 2022.

Em “A gente te liga, Laura”, seis atrizes se revezam num teste de elenco repetindo o famoso monólogo da personagem Nina, da peça A gaivota, de Anton Tchekhov. O texto de Ines Bushatsky e João Mostazo fala de uma atriz que se vê diante da desvalorização da sua profissão. O tom das personagens em cena é dado pelas palavras iniciais do trecho escolhido: “Estou tão cansada…”.

O cenário é um estúdio, com fundo branco e luzes frias, simulando o espaço de trabalho do universo audiovisual. Uma câmera ligada o tempo inteiro filma a ação e projeta as imagens em uma televisão, criando o ambiente de teste frequentemente encontrado por atores e atrizes nas suas trajetórias profissionais. De forma bem-humorada, a peça levanta questionamentos sobre alguns lugares comuns do mercado audiovisual que muitas vezes escondem preconceitos, como a noção de “sotaque neutro”, por exemplo.

Seguindo a trilha dos espetáculos anteriores do Núcleo, A gente te liga, Laura aprofunda a pesquisa sobre o conceito de efeitos do falso. A diretora Ines Bushatsky estuda o tema em sua pesquisa de doutorado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Segundo ela, “os efeitos do falso são dispositivos que colocam em dúvida a percepção do espectador, gerando, ainda que por um instante, um momento de engano quanto à presença dos corpos e das vozes em cena. Na peça, usamos principalmente a dublagem e a relação com a câmera para criar efeitos de duplicação e estranhamento das figuras”.

Com o elenco inteiro em cena a todo momento, as seis performers se revezam entre os papéis de atrizes, clientes e operadoras de câmera.

“A gente te liga, Laura”

Estreia dia 5 de abril, sexta, às 21hs, no Kasulo Espaço de Arte

Temporada: De 5 a 14 de abril – Sextas e sábado, às 21hs e domingos, às 20hs.

Obs: dia 13/04 não haverá apresentação.

Duração: 50 minutos.

Ingressos: Inteira: R$40; Meia: R$20; Ingresso Solidário R$10; Ingresso Apoie o Espetáculo R$ 80.

Classificação etária: 14 anos

Ficha técnica

Direção: Ines Bushatsky. Assistência de direção: João Mostazo. Dramaturgismo: Ines Bushatsky e João Mostazo. Elenco: Anna Talebi, Ariane Andrade, Débora Gomes Silvério, Lara Duarte, Laura Paro, Luiz Roveran, Suélen Augusto. Composição musical (canção): Anna Talebi e Luiz Roveran. Criação e Operação de Som: Luiz Roveran. Criação de luz: Ariel Rodrigues. Cenografia: Extemporânea. Arte Gráfica: Débora Gomes Silvério. Realização: Extemporânea.

Notícias | 29/ 04/ 2024

Festival Vórtice abre inscrições, até o dia 3 de maio, para artistas que desejam participar da 3ª edição do evento

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024