Cia. do Pássaro volta ao cartaz com o espetáculo ‘Baquaqua’

Publicado em: 07/04/2017 |

Os atores Alessandro Marba e Breno da Matta. Foto: Felipe Stucchi/Divulgação

Baseado na autobiografia do ex-escravo Mahommah Gardo Baquaqua, que passou pelo Brasil no século 19, o espetáculo “Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário”, da Cia. do Pássaro, volta ao cartaz neste sábado (8), na sede do grupo, região central de São Paulo. A temporada segue até 23 de abril, com sessões aos sábados, às 20h, e domingos, às 18h.

Dirigido por Dawton Abranches, o trabalho reconta a história de Baquaqua, que nasceu na África e foi raptado e enviado para o Brasil em 1845 – quando o comércio transatlântico de escravos já era proibido. Após viver dois anos em Pernambuco, o africano foi levado a Nova York, mas consegue escapar de seus captores e se exilar no Haiti, durante uma época de turbulência política.

A dramaturgia, assinada por Dione Carlos (aprendiz egressa da SP Escola de Teatro), é
inspirada na autobiografia do ex-escravo, intitulada “An interesting narrative: Biography of Mahommah G. Baquaqua”.

A encenação tenta compreender as relações de poder e submissão na sociedade contemporânea a partir do trauma deixado pela escravidão. A ideia é criar um relato sobre a diáspora africana e retratar o negro como uma alteridade. O elenco é formado por Alessandro Marba e Breno da Matta (também aprendiz egresso da SP Escola de Teatro). A iluminadora Alice Nascimento também foi formada pela Escola.

“Baquaqua – Documentário Dramático Extraordinário”
Onde: Espaço Cia. do Pássaro (rua Álvaro de Carvalho, 177, metrô Anhangabaú)
Quando: de 8 a 23 de abril.
Horários: sábados, às 20h; domingos, às 18h.
Ingressos: R$20 (inteira) R$10 (meia)

Cia. Palhadiaço comemora 10 anos com circulação de Espetáculo Espetacular na ZL

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024