Cia. do Latão Abre Seu Estúdio para Celebrar Primeiro de Maio

Publicado em: 29/04/2011 |

O Primeiro de Maio tem, por tradição, o objetivo de homenagear os trabalhadores. Com isso em mente, a Companhia do Latão abre o seu estúdio de trabalho para uma celebração musical com direção de Martin Eikmeier, diretor musical do grupo e formador do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Para a apresentação, foi proposta uma inovadora mistura: ao mesmo tempo em que são ouvidas canções, o conto “Primeiro de Maio”, de Mário de Andrade, será lido, e um vídeo será transmitido. “Escolhemos nove músicas latino-americanas relacionadas ao universo de trabalho, porque aqui, mais que em qualquer outro lugar do mundo, a música serve como ‘ferramenta de união’ dos trabalhadores”, observa Eikmeier, completando que os aprendizes do curso de Sonoplastia colaboraram para a produção dos arranjos.

O texto contém a mesma temática. Narra a história da personagem “35”, um carregador de bagagens que acorda querendo comemorar o Primeiro de Maio, mas, ao sair na rua, não encontra ninguém, pois as manifestações estavam proibidas na época – Era Vargas. Já o vídeo pretende contar, por meio de imagens gravadas no centro de São Paulo, a história de trabalhadores como “35”.

“As músicas desse repertório estão sendo esquecidas e até banalizadas, como se não existisse mais a luta dos trabalhadores e a divisão de classes. O objetivo dessa iniciativa é reviver esse espírito de uma forma mais moderna, atual”, comenta o diretor musical.

Ainda que todos esses recursos sejam utilizados simultaneamente, Eikmeier afirma que a proposta não é ajustar a música e o vídeo ao texto, mas sim reuni-los em uma única história. “O que os une é o assunto, não o formato”, complementa.

Celebração Musical Primeiro de Maio – Cia. do Latão

Quando: 1º de maio, às 18h

Onde: Estúdio do Latão

Rua Harmonia, 931 (próximo ao Metrô Vila Madalena)