Cia. da Escuta apresenta ‘Persistência da memória’, no Teatro da Vertigem

Publicado em: 06/08/2014 |

A Cia. da Escuta, que tem em sua formação vários aprendizes egressos da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, apresenta, nesta sexta-feira, às 21h, o espetáculo “Persistência da memória”, na sede do Teatro da Vertigem.

O grupo recebeu convite do Teatro da Vertigem para uma residência artística, em que o trabalho será aberto ao público durante os finais de semana de agosto para aprimorar as dramaturgias que compõem a cena e chegar a uma versão final desse processo para a estreia.

A direção da montagem é de Rafael Bicudo, que cursou os quatro módulos do curso de Direção da Escola. Ele também assina a montagem, em parceria com Sheila Alencastro. O espetáculo é um documento poético no qual a história da atriz se confronta com a de seus entrevistados: portadores da doença de Alzheimer e seus cuidadores.

Essa abertura terá como novidade a instalação “Arquipélago”, criada para compor o espaço cênico e iluminar ausências pelo ponto de vista de onze fotógrafos convidados: Adalberto Lima, André Stefano, Bob Sousa, Felipe Stucchi, Flávio Morbach Portella, Jennifer Glass, João Caldas, NadjaKouch, Nelson Kao, Rafael Avancini e WladRaeder.

Desde 2011, a Cia da Escuta investiga questões a respeito de memória, identidade e ausência por meio de um processo documental de autoficção. O novo trabalho é resultado dessa pesquisa, aliada a entrevistas realizadas com participantes dos dois únicos núcleos de apoio da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), na região da Zona Leste de São Paulo.

Dramaturgia: Rafael Bicudo e Sheila Alencastro – Cia da Escuta

Direção: Rafael Bicudo

Assistente de direção: Eduardo Gutierrez

Elenco: Sheila Alencastro