Cia Balagan Exibe Filme “Le Troiane” e Debate a Mitologia

Publicado em: 27/11/2012 |

A tragédia “As Troianas”, do poeta grego Eurípides, trata da escravidão da rainha Hécuba e das mulheres da cidade de Troia, conquistada pelos gregos. Desamparadas, elas lamentam em coro a destruição de sua querida cidade. Essa obra inspirou o trabalho do diretor belga Thierry Salmon, iniciado em 1988. O resultado do projeto é o filme “Le Troiane”, com trilha sonora composta pela pesquisadora e etnomusicista italiana Giovanna Marini. A obra foi exibida pela Europa, em cidades como Nápoles, na Itália, e Hamburgo, na Alemanha, além de participar do Festival d’ Avignon, na França.

Hoje (27), às 20h, o filme será exibido na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, como parte da ocupação do espaço cênico pela Cia. Teatro Balagan

E amanhã (28), a Escola realiza um encontro que vai debater a Mitologia, com a antropóloga e economista Betty Mindlin e o psicoterapeuta e professor de mitologia Bernardo Gregório. Durante a conversa, serão utilizadas cenas para comparar os mitos da criação segundo a mitologia Tupi-Guarani e a Grega.

A ocupação Balagan segue até 16 de dezembro, com a mostra “Recusa e Prometheus: Uma Simetria Invertida”, exibição de mais dois longas, além de encontros. Mais informações aqui.

Filme: “Le Troaine”

Quando: Hoje, às 20h