EN | ES

Cia Asfalto de Poesia estreia espetáculo de teatro adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Publicado em: 23/04/2024 |

Três palhaças de um circo relembram a relação conflitante com o antigo patrão e, para reinventar a realidade, transformam essas memórias em um espetáculo de números apoteóticos. A temporada começa com apresentações no Grajaú e Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. (Foto: Nirely Araujo)

Três palhaças de um circo relembram a relação conflitante com o antigo patrão e, para reinventar a realidade, transformam essas memórias em um espetáculo de números apoteóticos. A temporada começa com apresentações no Grajaú e Santo Amaro, Zona Sul de São Paulo. (Foto: Nirely Araujo)

A Cia Asfalto de Poesia inicia a temporada de estreia do espetáculo adulto “Pequeno Circo das Atrapalhadas” nesta quinta-feira (25), contando com as palhaças Celinha, Clowndette e Mussarela, ao ficarem presas em um circo fantasma, relembram a relação trágica que tiveram com o tirano Patrão e ressignificam tais memórias, criando um espetáculo de circo com números apoteóticos.

Um dos focos deste projeto é a passagem por Centros de Cidadania da Mulher em São Paulo, com os quais o grupo já possui um trabalho de longa data. Após as apresentações, haverá rodas de conversa com o público sobre temas abordados no espetáculo, fatos e curiosidades do processo de criação. O espetáculo tem inspiração na peça “Senhor Puntilla e seu criado Matti”, de Bertolt Brecht e em “As Criadas”, de Jean Genet, para falar sobre opressões cotidianas inquietantes, como o abuso de poder e o machismo intrínseco em relações de trabalho.

Usando um recorte de gênero, as palhaças interpretam o personagem do Patrão como forma de se rebelarem contra seu domínio sobre elas e, ao final, escolhem seu próprio caminho e criam um novo espetáculo de variedades.

Outra inspiração vem de personalidades fundantes da comicidade brasileira, que extrapolam barreiras de linguagem, passando pelo circo de variedades, circo-teatro, televisão. O espetáculo é uma reverência a artistas que vieram antes e é uma irreverência ao poder dominante que perpetua inúmeras violências.

A temporada contará também com oficina “Palhaçaria e Circo-teatro”. Uma vivência com duração de três horas, oferecida gratuitamente em cada um dos espaços onde o espetáculo será apresentado abordando o circo-teatro e a palhaçaria. Serão oferecidas 30 vagas e podem participar pessoas interessadas em arte circenses em geral, sem necessidade de experiência anterior ou algum tipo de conhecimento prévio.

As ações fazem parte da temporada de circulação do grupo com o projeto “O pequeno circo das atrapalhadas” contemplado no edital Edital ProAC nº 11/2023 – Circo – Circulação de Espetáculo.

Pequeno Circo das Atrapalhadas”

Com Cia Asfalto de Poesia

Duração:  70 minutos. 

Grátis – Teatro Adulto – Classificação: 12 anos

Quando: 25 de abril de 2024 (quinta-feira) – Horário: 15h – Onde: Centro de Cidadania das Mulheres – CCM Capela do Socorro – Endereço: Rua Professor Oscar Barreto Filho, 350 – Distrito Grajaú – São Paulo – SP.

Quando: 26 de abril de 2024 (sexta-feira) – Horário: 15h – Onde: Centro de Cidadania das Mulheres – CCM Santo Amaro- Endereço:Praça Salim Farah Maluf – Santo Amaro, Zona Sul – São Paulo – SP.

Próximas datas: 28 de junho em São José dos Campos, 30 de junho em Diadema, 20 de julho em Santo André, 10 e 11 de agosto na Penha (São Paulo – Capital). 

Ficha Técnica

Elenco: Amanda Massaro, Marcela Sampaio e Maria Silvia do Nascimento. Atriz convidada: Cida Almeida. Direção: Fernando Neves. Dramaturgia e letras de música: Amanda Massaro, Marcela Sampaio, Maria Silvia do Nascimento. Composição, arranjos e execução de música original: Camila Borges e Monique Salustiano. Edição de Áudio (música “Casamento”): Rodrigo Régis. Cenografia: Zé Valdir Albuquerque. Adereço (elefanta): Mauro Martorelli. Figurino: Karine Lopes. Costura (Figurino Patrão): Maria José Gomes Moreira. Equipe técnica: Felipe Scalzaretto e Rebeka Teixeira. Fotos: Nirely Araújo. Arte gráfica: Rafael Victor. Produção local: Marina Rodrigues. Produção geral: Amanda Massaro e Maria Silvia do Nascimento. Realização: Cia Asfalto de Poesia. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Agenciamento e Produção Executiva: Paula Simões – Sem Paredes Cultural




Relacionadas:

Notícias | 17/ 07/ 2024

9º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 07/ 2024

Inscreva-se para a oficina gratuita “A Arte de Palhaçar”

SAIBA MAIS

Notícias | 17/ 07/ 2024

Veja como foi a estreia do espetáculo “2 Palitos” na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS