Chico Turbiani e Guilherme Bonfanti apresentam a pedagogia da SP Escola de Teatro em seminário de iluminação da UFSJ

Publicado em: 05/10/2022 |

Guilherme Bonfanti, coordenador de iluminação da SP Escola de Teatro, e Chico Turbiani, formador do mesmo curso, participam na próxima semana do IV Seminário do GPHPC – UFSJ (Grupo de Pesquisa  em História, Política e Cena da Universidade Federal de São João del-Rei). Nos encontros, a dupla vai abordar o sistema pedagógico da SP e de suas respectivas criações documentais de luz.

O evento, que acontece de 10 a 14 de outubro no modelo híbrido, objetiva debater projetos e práticas pedagógicas em iluminação cênica no Brasil e na Argentina, para tal, propõe a apresentação de comunicações de pesquisa, mesas de debates, aulas e conferências com professores e coordenadores responsáveis por cursos de iluminação no Brasil e na Argentina, como, por exemplo, o caso da SP.  As mesas-redondas e conferências gravadas serão disponibilizadas no canal do Youtube do Grupo de Pesquisa da Universidade.

No dia 13, Chico e Guilherme darão uma aula-conferência sobre Projetos e Práticas Pedagógicas na SP Escola de Teatro e no dia 14, os dois farão uma demonstração dessas práticas.

Curso de Extensão gratuito e presencial Dança- Fragmentos e Conexões, com Leilane Teles, começa na sede Roosevelt da SP; confira!

Com as articulações propostas pelo seminário, os dois representantes ampliam a difusão das experiências da SP, as quais são motivadas pelo slogan “artistas que formam artistas”.

Guilherme Bonfanti é um dos fundadores e coordenadores do curso técnico de iluminação da SP, iniciou sua carreira de lighting designer como técnico de luz no Espaço Off, casa noturna de Celso Curi, em São Paulo, centro difusor da arte experimental do período, participando em dezenas de realizações e atua, desde 1987, em diversos projetos de artes visuais, arquitetura, mostras e exposições, moda, eventos profissionais e corporativos.

Chico Turbiani é um dos docentes residentes de iluminação na SP Escola de Teatro e lighting designer formado em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP), ele possui experiência como iluminador de teatro, shows, espetáculos de dança, óperas, exposições e eventos. Recentemente defendeu a tese de seu mestrado intitulada A luz em processo: um mergulho na criação de Guilherme Bonfanti na Trilogia Bíblica do Teatro da Vertigem.

Notícias | 26/ 04/ 2024

Notícias | 26/ 04/ 2024