Chá e Cadernos deste mês discute ação e emoção na trama

Publicado em: 25/02/2014 |

Nesta sexta-feira (28), às 19h30, o Chá e Cadernos, evento mensal coordenado pelo diretor e dramaturgo Maurício Paroni de Castro na Biblioteca da Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, ganha sua primeira edição neste ano.

Com entrada gratuita e aberto ao público, o encontro discutirá o tema “Ação e emoção na trama da ópera rococó”, abordando “um dos maiores segredos da construção da trama na dramaturgia e no roteiro deste gênero”, como explica Paroni.

“Onde o recitativo e a ária se combinam, estão escondidos alguns segredos da habilidade de Brecht, por exemplo, ou de Mozart e Da Ponte; avançavam a ação por um lado, e trabalhavam a emoção, o pathos, por outro. De Hollywood ao cinema expressionista de Lang, do teatro político de Piscator ao pathos realista de Tennessee Williams, contidos nessa forma de arte que se desenvolveu na primeira metade do século XVIII, entre o barroco e o classicismo. Uma abordagem estética e social, uma boa discussão e um chá, antes de pular o Carnaval”, convida o artista.

Maurício Paroni de Castro (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

O projeto

Segundo Paroni, o Chá e Cadernos, que acontece sempre na última sexta-feira do mês, serve para o tráfico de conhecimento e de aprendizado do “aparentemente proibido”. “O espaço promove troca de conhecimento fora de um âmbito mais hierárquico. Eu mesmo vivi isso na biblioteca da escola Paolo Grassi (Piccolo Teatro de Milão) como o catalisador essencial de meu aprendizado na época. Kantor me dizia para sempre incentivar esse ‘contrabando’. Não costumo transmitir isso em sala de aula, por conta do necessário respeito à ordem e hierarquia. Nem posso, pela natureza do ensino técnico do artesanato teatral, que requer muita disciplina e hierarquia organizativa”, afirma.

Um terreno informal de reflexão como esse, de acordo com o diretor, é propício para a descoberta de novos caminhos na arte: “A cultura renovada sempre está ligada aos locais informais de troca de informação. E não é só o boca a boca dos espetáculos, mas a própria personalidade artística dos realizadores. O local onde se realiza troca de conhecimento que desenvolve a forma e a revolução está quase sempre fora do âmbito justa e necessariamente mais hierárquico: é o espaço onde as pessoas falam sobre a vida, onde há troca de informação e da sociabilidade”.

Chá e Cadernos: “Ação e emoção na trama da ópera rococó”

Com Maurício Paroni de Castro

Quando: Amanhã (28), às 19h30

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt (Biblioteca)