Chá com Bolacha: Estudantes de sonoplastia da SP lançam podcast onde analisam álbuns importantes da discografia brasileira

Publicado em: 05/04/2021 |

O podcast Desvio para o Vermelho, criado e desenvolvido pelos estudantes de sonoplastia da SP Escola de Teatro, lança um novo programa, o Chá com Bolacha. Nesta série, os futuros sonoplastas resgatam importantes LP’S que fizeram parte da discografia brasileira, mas que muitas vezes acabam sendo esquecidos ou negligenciados pelo grande público.

SP Escola de Teatro lança podcast de peças sonoras

“ O projeto explora 4 pontos principais de um álbum: o contexto histórico, as músicas em destaque, a equipe técnica que participou do disco e as possíveis referências e influências dos artistas ao produzirem. Cada episódio é dirigido por um aluno e é ele quem organiza e distribui essas informações coletadas”, comenta o estudante João Gabriel Fonseca, que participa do projeto.

Neste primeiro programa, eles analisam o disco Reflexu’s da Mãe África, da banda baiana Reflexu’s, gravado em Salvador em 1987. É no contexto histórico da redemocratização do Brasil, em que há uma busca às origens culturais do país, que ocorre um deslocamento da produção musical do eixo Rio-São Paulo, criando novos polos de produção, como a capital baiana. Pegando fôlego no crescente carnaval soteropolitano e na força do axé music- que estoura nacionalmente na década de 1990- o disco é produzido pela banda.

SP Escola de Teatro lança no Spotify podcast sobre vida e obra de Shakespeare

“O podcast foi criado como um espaço de divulgação de parte dos trabalhos realizados pelos estudantes de sonoplastia na SP Escola de Teatro. Nesta linguagem que utiliza a audição binaural como recurso para a dramaturgia sonora, podemos ouvir episódios criados a partir das provocações colocadas pela escola. Neste novo programa, “Chá com Bolacha”, eles analisam com riqueza de detalhes alguns LP’s que fizeram parte da discografia brasileira, cuidando com propriedade do texto, locução, edição e a sonoplastia dos episódios”, comenta Raul Teixeira, coordenador do curso de sonoplastia e um dos fundadores da instituição.

Todas as vezes que um episódio novo for lançado, o site da SP Escola de Teatro e as redes sociais vão divulgar o programa. Confira o primeiro da série no Spotify!

Confira!

Por Luiza Camargo