EN | ES

Centro Internacional de Teatro Ecum Abre Suas Portas

Publicado em: 15/02/2013 |

A cidade de Belo Horizonte (MG) via surgir, em 1998, o Encontro Mundial das Artes Cênicas (Ecum), que a cada dois anos reunia artistas e pesquisadores do teatro de todo o mundo em debates. Dez anos depois, em sua edição comemorativa, era implantando um programa de ação continuada, com a proposta de ampliar e aprofundar os vínculos com os diversos artistas, pedagogos e centros de criação e pesquisa em artes cênicas, nacionais e internacionais.

 

Agora, o Encontro, que em 2010 foi realizado em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, dá origem ao Centro Internacional de Teatro Ecum (CIT-Ecum), instituição artístico-pedagógica, que terá sede no antigo Teatro Coletivo, no centro da capital paulista (Rua da Consolação, 1.623).

 

Abrindo espaço para a pesquisa da pedagogia teatral e a formação na área de artes cênicas, o CIT-Ecum terá equipe formada por Guilherme Marques (direção geral); Ruy Cortez (direção artístico-pedagógica); Rafael Steinhauser (direção executiva); Erica Teodoro (direção de produção); Antonio Araujo e Maria Thais (consultores artístico-pedagógicos); Ana Teixeira e Fernando Mencarelli (diretores associados) e Gênia Kolesnikova, como diretora de relações internacionais.

 

Ao longo de 2013, o Centro receberá espetáculos teatrais e projetos artístico–pedagógicos. A programação será composta por montagens de excelência com trajetória de destaque. As encenações convidadas serão apresentadas entre fevereiro e junho. Ainda em junho, os projetos pedagógicos terão seu lançamento oficial.

 

A abertura da programação especial já começa hoje (15), com a Trilogia Pirandello, apresentada pela primeira vez em São Paulo. Com direção de Roberto Bacci e o ator Cacá Carvalho em cena, as peças “O Homem com a Flor na Boca”, “A Poltrona Escura” e “umnenhumcemil” ficam em cartaz até 10 de março, com sessões marcadas para sextas e sábados, às 21h, e domingos, às 20h.

 

Alguns dos outros espetáculos montados até abril são: “Hotel Lancaster”, de Mário Bortolotto e direção de Marcos Loureiro; “Dizer e Não Pedir Segredo”, do Teatro Kunyn, sob direção de Luiz Fernando Marques; “Recusa” e “Prometheus”, da Cia. Balagan, com direção de Maria Thais; “Obscena Senhora D”, do Circo do Silêncio, com direção de Rosi Campos e Donizeti Mazonas.

 

Serviço

Programação Especial do Centro Internacional de Teatro Ecum (CIT-Ecum) 

Quando: De fevereiro a junho

Onde: CIT-Ecum (Antigo Teatro Coletivo)

Rua da Consolação, 1623 – Consolação

Tel.: (11) 3129-9132 (escritório) / (11) 3255-5922 (bilheteria)

R$ 40

 

 

Texto: Felipe Del