EN | ES

Cenas do Teatro Paulistano serão Retratadas em Exposição na Reitoria da Unesp

Publicado em: 18/02/2011 |

Medos, tensões, espasmos, o grito, o olhar, a dor e a lágrima, instantes eternizados, todos congelados pela fotografia. Esse universo da representação dos sentimentos e ações humanas é revelado na exposição “Palco”, do fotógrafo Bob Sousa. 

 

Ao todo, serão apresentadas fotografias de 24 cenas de peças montadas pelos principais grupos de teatro paulistanos como o Centro de Pesquisas Teatrais (CPT), Os Satyros, a Cia. Club Noir, o Núcleo Experimental e o Cemitério de Automóveis.

 

Entre as imagens, Marisa Orth interpretando a filósofa francesa Simone de Beauvoir, na peça “O Inferno Sou Eu”, encenada em 2010. E, José Celso Martinez Corrêa, na montagem “Taniko – O Rito do Vale”, do Teatro Oficina, em 2008.
 
Sousa desenvolve um trabalho de registro de companhias teatrais de vanguarda da capital paulista. Desde 2002, ele acompanha diretores e atores em ensaios e apresentações. Suas fotos contam, assim, um pouco da história da cena cultural paulistana. “Uni duas grandes paixões, a fotografia e o teatro. E, com as exposições, divulga-se a cultura teatral e seus personagens reais”, diz o fotógrafo. 
 
Para o ator e diretor Otávio Martins, as fotos presentes na exposição captam o universo da representação em um único momento. “Não se trata de captar uma imagem ao acaso, mas de entender tudo o que se passa por trás do olhar do ator”, diz. “Pois essa é a beleza do ofício do Bob Sousa, um apaixonado pelo trabalho do teatro.”
 
“O olhar do teatro sobre o mundo é repleto de sutilezas. As imagens captadas por Bob Sousa lançam alternativas de ver a arte de representar e a própria vida. Elas alimentam as multifacetadas possibilidades do existir”, analisa o jornalista Oscar D’Ambrósio, critico de Artes da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA – Seção Brasil). “Cada uma é um olhar que enriquece o nosso e que se desdobra como grito solto no espaço.” 
 
A mostra será inaugurada no dia 24 de fevereiro (quinta-feira), na Reitoria da Unesp, em São Paulo e fica em cartaz até o dia 24 de março.

 

Confira um pouco mais do trabalho do fotógrafo Bob Sousa na Galeria Virtual.
 
Serviço:
“Palco”, por Bob Sousa
Local: Reitoria da Unesp 
Rua: Quirino de Andrade, 215 – Centro – São Paulo
Data: 24 de fevereiro a 24 de março
Horário de abertura da exposição: 9 horas
Horário para visitação: de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
Entrada gratuita