Cenas do Experimento do Módulo Amarelo

Publicado em: 26/01/2011 |

Entre os dias 16 e 20 de novembro de 2010, aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco realizaram espetáculos do Experimento do Módulo Amarelo, inspirados nos textos “Santa Joana dos Matadouros”, de Bertold Brecht; “Hamlet Machine”, de Heiner Muller; “As Troianas”, de Eurípedes; “ O Rei da Vela”, de Oswald de Andrade; “Ubu Rei”, de Alfred Jarry; “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare; “Macunaíma, de Mário de Andrade; e “As Rãs”, de Aristófanes.

Durante o Experimento, a proposta da SP Escola de Teatro era fazer com que os aprendizes imaginassem que mesmo as ruínas e locais abandonados no Brás, bairro onde se situa provisoriamente a Escola, pudessem se constituir em um território teatral. Para os aprendizes, cabia descobrir estes indícios e revelar o teatro que existe nesse bairro, um teatro que talvez não seja tão representativo ou desempenhe o mesmo papel social do teatro contemporâneo, mas que também revela histórias e sonhos.

E assim, se fez. Além de uma fábrica abandonada, outros quatro espaços foram selecionados para a realização do Experimento, são eles: o Espaço Arsenal da Esperança, a Associação Promotora de Instrução e Trabalho para Cegos (APIC), a Escola de Samba Mocidade da Mooca e a SP Escola de Teatro, todos entre as estações Brás e Bresser do Metrô, na Zona Leste de São Paulo.

Confira vídeo com trechos dos espetáculos aqui