EN | ES

Cena Japonesa em Destaque nos Cursos de Difusão Cultural

Publicado em: 17/02/2011 |

O conhecimento de uma tradição oriental de sete séculos, como a do teatro Nô, persiste com vigor até os dias de hoje e inspira grandes diretores e encenadores no Ocidente, como Bob Wilson, Eugenio Barba, Ariane Mnouchkine, Omar Porras, Peter Brook e Antunes Filho.
 

Baseada nesse mote, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco convidou a pesquisadora, diretora, performer e coordenadora do Núcleo Hana de Pesquisa e Criação Teatral Alice K. para ministrar o curso de Difusão Cultural “Poéticas da Cena Oriental – A Tradição e o Contemporâneo na Cena Japonesa”.
 

O curso têm o objetivo de apresentar o histórico, os conceitos e os princípios que regem o teatro Nô, Kyogen, Kabuki, Buyô, Bunraku, Rakugo e a dança Butoh, por meio de experimentos do treinamento de ator e exibição de material documentado e em vídeo.
 

Doutora em Teatro pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Alice K. é especialista em Teatro e Literatura Comparada na Musashino Women’s College, em Tóquio e em Dança Contemporânea, pela Hoschule Fur Bildende Kunste Braunschweig, situado na Alemanha.
 

Alice K. investiga a fundo a arte do ator no Ocidente e no Oriente e já estudou, em Tóquio, com mestres atores da tradição do Teatro Clássico Nô, Kyogen, Rakugo e  da dança Butoh.  Já, no Brasil, as referências de Alice K. estão no teatro físico, na performance e na dança.
 

A experiência da orientadora como intérprete e diretora em mais de dez produções inspiradas no teatro oriental servirão de base para abordar conceitos de arquitetura, convenções cênicas, figurino, dramaturgia, treinamento de ator e produção do teatro desde as suas tradições até os dias atuais.
 

Ainda é tempo de se inscrever, mas corra, são somente 30 vagas e as inscrições terminam amanhã (18/02), às 18h. O curso é destinado a atores, diretores, bailarinos, dançarinos, performers, artistas visuais, músicos, cenógrafos e arquitetos.