Carta aos estudantes: A Escola institui canais de interlocução

Publicado em: 08/03/2022 |

Unidade Brás da SP Escola de Teatro. Foto: André Stefano/Acervo

Desde a sua criação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco estabelece como princípio fundador de seu Projeto Político-Pedagógico a conduta ética que norteia as relações humanas.

Cientes das discussões de cunho social e artístico suscitado por estudantes, nós, da Diretoria Executiva, gostaríamos de reiterar nosso papel de mediadores e estimuladores neste quesito. Como sempre reiteramos, a Escola não se furta ao diálogo, porque busca no atrito de ideias e no confronto dialético a postura pedagógica ideal para o processo de formação artística. Nosso posicionamento será sempre o de promover discussões de cunho estético, cultural e humano em todas as suas potencialidades.

As discussões acerca do racismo não só pautam reflexões externas; servem também para debates nos espaços pedagógicos da Instituição. É de extrema importância que estejamos em sintonia com essas demandas sociais e que elas sejam respeitadas e relevantes no âmbito educacional, não apenas para o desenvolvimento profissional, mas também para o papel de cidadania que cabe a cada um de nós.
Como está pontuado no Regimento da Escola, não serão tolerados quaisquer tipos de violência e tratamento restritivo, pejorativo ou jocoso relacionado à orientação sexual, raça, cor, identidade de gênero, condição social, étnica, religiosa e cultural das e dos estudantes, artistas docentes, coordenações, ou colaboradoras e colaboradores.

Dentro desse âmbito, serão rechaçadas ações de racismo, combatidas com veemência pela instituição. A SP Escola de Teatro entende que é preciso discutir com firmeza esses assuntos e tomar as medidas necessárias para eliminar esse tipo de violência do nosso dia a dia. Assim sendo, torna-se fundamental compreender que o processo de criação artística deve ser conduzido dentro desses parâmetros éticos.
Além do diálogo franco e direto com a coordenação pedagógica e a coordenação dos cursos regulares, assim como com as e os artistas docentes, a Escola institui canais de interlocução, com o objetivo de receber sugestões e críticas sobre procedimentos institucionais a partir de temas que são emergenciais e precisam ser discutidos. Esses canais, os quais chamamos de Territórios Temáticos, são gerenciados segundo organograma abaixo:

• Território sobre as diversas questões referentes à identidade de gênero e sexualidade: [email protected];
• Território sobre as diversas questões relativas a racismo e identidade étnico-racial: [email protected];
• Território sobre questões políticas: [email protected].

Todas e todos estudantes, colaboradoras e colaboradores podem participar com propostas e novas pautas por meio desses e-mails.
O respeito mútuo e a igualdade de tratamento são nossos pressupostos básicos.

Atenciosamente,

Direção Executiva

SP Escola de Teatro — Centro de Formação das Artes do Palco

Notícias | 08/ 05/ 2024