Carol Pitzer, artista egressa da SP, assina dramaturgia de espetáculo que aborda abuso psicológico e violência de gênero

Publicado em: 07/10/2021

A atriz, dramaturga, arte-educadora e artista egressa da SP Escola de Teatro Carol Pitzer assina a dramaturgia do novo espetáculo online Marlene, com Hanna Perez e Renata Egger, que estará em cartaz a partir do dia 10 de outubro. As apresentações ocorrerão às terças-feiras, às 20h, e domingos, às 16h, e os ingressos serão vendidos via Sympla.

Carol também é autora de peças como Enquanto Ela Dormia, Nomes Difíceis para Objetos Inúteis, entre outras. Em 2020 representou o Brasil na mostra online de dramaturgia Drama Desde La Cama, organizada no Chile, com a cena curta Las Dulces Palabras de Karin Thimm. Em 2020, a autora participou da 64ª edição do projeto de dramaturgia contemporânea Terça em Cena com a peça O Som de Antes; ela também é ensaísta, tendo publicado títulos como Por Dramaturgias Sísmicas e Dramaturgia e Utopia na revista Revista Molotov Não é Bailinho.

Marlene é livremente inspirada na personagem homônima da obra As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant, do dramaturgo e diretor alemão Rainer W. Fassbinder, que foca na relação abusiva entre Petra e Marlene, assim como questões de violência de gênero, relações de poder e heteronormatividade. Afinal, é possível amar e ser livre ao mesmo tempo?

O texto da peça foi adaptado para o formato virtual e a investigação cênica ocorreu remotamente, reunindo as artistas do Rio de Janeiro Hanna Perez e Renata Egger à dramaturga em São Paulo, que também assume a direção desse experimento cênico digital. Outros contribuintes do espetáculo foram a diretora de arte Maya Batista, e os sonoplastas Hugo Bisbo e Iasmin Souza.

O espetáculo teve uma primeira apresentação experimental no Dramamix do Festival Satyrianas em dezembro de 2020. Após uma pausa nos encontros a equipe voltou a ensaiar em abril de 2021, com o intuito de expandir as experimentações iniciadas na apresentação do Satyrianas, investigando as ferramentas disponíveis no Zoom. Nessa segunda fase, unem-se à equipe a fotógrafa e videomaker Marcela Ferros e o iluminador Felipe Braccialli.

 

Sinopse
Sozinha na casa onde viveu por anos com sua patroa Petra von Kant, Marlene reflete sobre a relação e enfrenta seus demônios internos antes de decidir como seguir com sua vida sem a presença de Petra.

Ficha Técnica
Direção e Dramaturgia: Carol Pitzer | Elenco: Hanna Perez e Renata Egger | Direção de Arte: Maya Batista | Iluminação: Felipe Braccialli | Videomaker, Edição e Fotos: Marcela Ferros | Sonoplastia: Hugo Bispo e Iasmin Souza | Produção de Set: Hanna Perez | Produção Geral: Carol Pitzer e Hanna Perez | Divulgação: Renata Egger.

Serviço
Temporada online de 10 a 31 de outubro de 2021
3ª feiras, às 20hs
Domingos às 16hs
Ingressos via Sympla

 

 

 

 




Relacionadas:

Notícias | 18/ 10/ 2021

Atores e dramaturgos periféricos são destaque no festival de teatro online da Trupe Investigativa Arroto Cênico

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 10/ 2021

Andanças pelo Teatro Mundial: SP entrevista a premiada dramaturga, performer e diretora sul-africana Napo Masheane

SAIBA MAIS

Notícias | 18/ 10/ 2021

O que é auto-teatro?

SAIBA MAIS