Cantora e violinista tcheca Iva Bittová se apresenta na SP Escola de Teatro

Publicado em: 22/10/2013 |

Show gratuito e aberto ao público encerra as atividades do Território Cultural deste sábado (26) (Foto: Divulgação)

A cantora, violinista e atriz tcheca Iva Bittová, mundialmente reconhecida por seu trabalho inovador, vai se apresentar na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco neste sábado (26), às 19h. O evento é gratuito e aberto ao público.

A apresentação vai acontecer ao término do Território Cultural. Durante todo o dia, os aprendizes do módulo Vermelho (período matutino) da Instituição vão compartilhar com o público suas investigações cênicas.

A artista

Nascida em 1958 no vilarejo de Bruntál, na Morávia, localizada na antiga Tchecoslováquia, Iva Bittová veio de uma família que vivia pela música. A mãe adorava cantar, o pai se dedicava tanto à música clássica como à popular.

Ainda criança, ela estudou violino e balé clássico. Quando jovem, foi aceita no conservatório na cidade de Brno, onde cursou música e artes dramáticas. Desde cedo, Iva atuou profissionalmente num famoso teatro alternativo da mesma cidade, “Husa na provázku”, como cantora e atriz, ganhando experiência inclusive com turnês internacionais. Até hoje recebe e, às vezes aceita, papéis em filmes.

Com o passar dos anos, porém, reconheceu que sua maior paixão é o violino, que se tornou seu importante guia de vida. Ela gosta de comentar que tanto o violino como a procura por coisas novas no mundo da música exigem rigorosa concentração e máximo desempenho. Nos últimos anos, a cantora e violinista passou a viver nos Estados Unidos, em Hudson Valley, onde busca inspiração em meio à natureza.

Iva experimentou diversos gêneros musicais, desde a música alternativa, atravessando jazz, rock, música clássica até a ópera (apresentou-se como Dona Elvira na ópera Don Giovanni de Mozart). Os críticos ainda não conseguiram encontrar um nome apropriado para sua linguagem musical que, para muitos, é absolutamente original. Suas composições nascem dos impulsos da vida cotidiana. Para ela, o importante é o silêncio e a atmosfera positiva que impregnam sua música.

O violino acompanha Iva a vida inteira. Conforme suas próprias palavras, é ele que estabelece ordem. Os difíceis exercícios técnicos proporcionam segurança e revelam suas contradições internas. Ela considera o violino um espelho de seus sonhos e imaginação, que não suportam superficialidade. Sua comunicação se baseia na vibração e na ressonância do violino e da voz. Acredita que nesta harmonia consiste a perfeição, embora saiba que esse caminho não tem fim.

Iva Bittová recebeu vários prêmios tanto como cantora e instrumentalista como atriz. À época da presidência de Václav Havel, apresentava-se nas cerimônias oficiais mais importantes.

Apresentação: Iva Bittová

Quando: Sábado (26/10), às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro